6 passos para transição de carreira

Medicina, engenharia, administração… Há alguns anos estas eram as principais opções de profissão, e a escolha era baseada em fatores como a profissão dos pais, o prestígio, a remuneração, o legado familiar e, eventualmente, amor e vocação.

Graças a curiosos e visionários, a tecnologia correu – quase nos atropelou – e, na mesma velocidade, a gama de profissões aumentou. Cursos como publicidade, moda, psicologia e tecnologia da informação começaram a ser mais aceitos. Um novo e gigante horizonte se abriu nos ramos das profissões.

Somando esse cenário ao desejo incansável do ser humano em evoluir, a humanidade despertou para uma consciência muito maior, sobre o quão holísticos somos.

Somos maiores do que profissão ou família, somos uma somatória de todos os aspectos: físico, mental e espiritual. A busca por conciliar a tríade trabalho X mercado X autorrealização está deixando de ser um capricho para se tornar uma necessidade.

Além desse crescimento, vieram também as mudanças bruscas no nosso cenário econômico, familiar e relacional. Novas necessidades, novas oportunidades, e estamos testemunhando uma verdadeira revolução no mercado das profissões.

Engenheiros se tornando excelentes palestrantes, professores se tornando maravilhosos terapeutas, médicos enxergando a medicina muito além do corpo físico e integrando também os aspectos mentais e espirituais.

Mudaram as necessidades, mudaram as vontades.

Pensando em como podemos contribuir nesse processo, a Coach Silvia Menanteau nos trouxe em uma deliciosa live, de forma muito prática, 6 passos ajudar na transição de carreira.

Não importa o motivo, não importa a carreira que você escolher, abaixo você vai perceber que existe um caminho para a sua transição de carreira, e que não precisa ser um processo de 10 anos como antigamente, mas que exige muita dedicação e paciência.

 


 

1. Conheça seus talentos

O que você faz e não percebe o tempo passar?

Talentos são todas aquelas coisas que fazemos sem nos darmos conta. Quando neste movimento o tempo toma outra dimensão.

Às vezes, quem nos mostra onde ele se encontra são as outras pessoas, quando nos elogiam. É importante tomar o cuidado de não desconstruir o elogio por conta de nossas crenças de que as coisas “fáceis” que realizamos não merecem consideração, somente aquelas que trabalhamos muito para obter. A cultura do “no pain, no gain.”

Sim, o talento é fácil, está em nossa raiz e por ser tão fácil, por estar na cara, muitas vezes não nos damos conta de sua voz gritando em nossa cabeça.

 

2. Tenha clareza do seu propósito

Propósito é o que nos movimenta, o que inspira a fazer o que fazemos. Está na base de todas as nossas ações. É o que não nos deixa desistir. Assegure-se de que a sua nova profissão garanta a realização de seu propósito.

 

3. Avalie ganhos e perdas

Pode parecer óbvio, mas colocar essas informações no papel trará mais clareza e certeza no caminho a ser tomado.

Algumas perguntas para essa avaliação:

  • O que você ganha se obtiver o resultado esperado?
  • O que você perde se não obtiver o resultado esperado?
  • O que você ganha se não obtiver o resultado esperado?
  • O que você perde se obtiver o resultado esperado?

Ao final, identifique ações que busquem minimizar as perdas e manter os ganhos atuais.

 

4. Esteja aberto para adaptar e aprender

Mindset de crescimento ao invés do mindset fixo. Ou seja, esteja aberto para desconstruir crenças, e para construir novas verdades sobre você, sobre os outros e sobre a vida.

A primeira mudança começa dentro de você.

 

5. Comece com o que tem e teste

Esperar o melhor produto, a melhor ferramenta, o melhor curso pode ser sinal de autossabotagem ou de uma mentalidade antiga que merece ser reavaliada. O importante é caminhar com o que se tem e testar para ver o resultado.

Comece por criar pequenas partes e experimentar, ao invés de querer construir todo o projeto antes mesmo de iniciar. Tenha um norte e vá percorrendo a estrada, construindo as pontes no decorrer da sua jornada.

 

6. Identifique seu bando

Essa transição de carreira pode ser um caminho solitário. Procure seu bando para se fortalecer, compartilhar, ajudar outros e aprender. A velocidade aumenta e os resultados são potencializados.

 


 

Acima de tudo, nunca, nunca desista dos sonhos!

Cada ser que desperta para o seu dom, seu talento, e empenha suas energias para fazer dessa habilidade sua fonte de renda, é um passo de evolução da humanidade.

Se pudermos ajudá-lo em qualquer momento dessa sua jornada, conte conosco.

E se gostou das dicas, compartilhe com o maior número de pessoas, assim, juntos podemos construir um mundo ao qual todos queiram pertencer.

 

 

Texto por: Renata Katayama
Parceria com: Silvia Menanteau

 


 

Silvia Menanteau

@silviamenanteau

Filha da Tharsilla e do Alcindo e mãe da Zezé Mota (uma gatinha preta muito simpática). Dedicou sua vida corporativa à Tecnologia por propósito. Hoje, coloca seu expertise profissional e suas competências para facilitar projetos pessoais e executivos através da aplicação de coaching, constelação sistêmica familiar e avaliação comportamental.

 

 

Posts relacionados