O ano era 2022…

O ano era 2022 e você estava andando na rua, nem devagar nem rápido. Você, nesse dia, não estava nem feliz nem triste, vestia uma blusa preta e uma calça branca e o dia estava nublado.

Quando estava passando por uma ponte, viu ao seu lado uma pessoa sentada no chão, com roupas cinza escuro e um olhar cabisbaixo. Olha para o outro lado e avista muitas árvores e um lago, mas tudo cinza: a copa das árvores, a pele da pessoa sentada no chão… absolutamente tudo em tons de cinza. Naquele dia você não sentiu nada, nem tristeza, nem medo, nem raiva e muito menos alegria.

Você já imaginou viver um único dia assim? Sem sentir absolutamente nada?

Consegue imaginar uma sociedade inteira vivendo dessa forma?

Será que seria uma vida que vale a pena ser vivida?

Ninguém gosta de sentir raiva ou medo, muito menos tristeza, mas todas as nossas emoções têm um grande propósito. Você só sabe que é bom sentir alegria, por-que ela contrapõe a tristeza ou a raiva.

Mas além de contrapor a alegria, quando sentimos raiva algo no nosso sistema está nos dizendo que um valor foi transgredido. Por exemplo, se você está caminhando na rua e vê uma pessoa sentada no chão, em situação de miséria e é tomado pela raiva. Não pela raiva da pessoa, mas por vê-la dessa forma. Isso significa que, para você, uma pessoa em situação de miséria não é nada ok. Nessa hora você vai até a lanchonete mais próxima, compra um lanche e entrega a essa pessoa.

Nessa situação, a vida dessa pessoa só foi transformada, porque você se indignou com algo, um valor seu foi transgredido (as pessoas não deveriam passar fome, por exemplo). Não foi você que transgrediu aquele valor, mas perceber a pessoa naquele estado doeu em você.

Agora imagine que, ao invés de agir para melhorar a vida daquela pessoa, na mesma situação, você passa reto, vai até a mesma lanchonete sentindo raiva e briga com a pessoa atrás do balcão. Briga porque a raiva que estava sentido agora é canalizada para o atendente que demorou 30 segundos para te dar atenção. Isso pode fazer com que o seu dia seja um péssimo dia.  E de quem é a culpa?

O pulo do gato para ter um dia legal é ter consciência de que naquela situação um valor seu foi transgredido e que você sempre tem a escolha de fazer algo positivo ou negativo.

Temos a consciência de que muitas vezes não dá tempo de parar e respirar. Somos tomados pela emoção e quando percebemos foi. Uma palavra já foi proferida e as feridas podem ser bem profundas.

Sabemos que não existe uma fórmula mágica para só termos bons comportamentos e pensamentos, afinal, somos seres humanos. Mas podemos aprender e, aos poucos, mudar e crescer. Por nós e pelas pessoas que amamos.

O que descobrimos nessa vida é que você pode e merece sentir toda e qualquer emoção, e aprender a mensagem que ela traz é parte da sua evolução para, de forma prática, viver mais leve, mais feliz e em paz com as pessoas que você ama.

 

Você é digno de sentir qualquer emoção e isso não te diminui como pessoa, muito pelo contrário, ter clareza sobre o que está sentindo, te faz crescer e evoluir.

 

Um forte abraço!
Gilberto Katayama

 

Posts relacionados