Já se percebeu em um loop de pensamento?

Sabe aquele dia que um tipo de pensamento não sai da cabeça?

E esse pensamento gera um desconforto, uma certa angústia. E essa angústia agora traz um outro pensamento ruim, que fica rodando na cabeça… E tudo isso acontecendo muito rápido!

Então, provavelmente você está em um loop de pensamento.

Quem nunca ficou com raiva por ter sido maltrata-do em uma loja e se pegou, horas depois, mantendo essa raiva, querendo dizer um monte de verdades para o vendedor? Sem realmente o fazer. Isso é um exemplo de um loop de pensamento.

 

Mas como isso acontece?

Um loop de pensamento acontece quando um pensamento dispara na gente uma emoção, e essa emoção agora ajuda a trazer um outro pensamento que gera mais daquela emoção. E isso acontece tão rápido que, quando nos damos conta, já estamos há um tempão assim, como cachorro correndo atrás do próprio rabo”.

E isso tende a acontecer diante de assuntos que nos geram ansiedade, angústia ou raiva.

 

E nessa hora o que fazer? Como sair dessa?

Nós só conseguimos mudar aquilo que tomamos consciência, aquilo que nos damos conta de que está acontecendo com a gente. E com os loops de pensa-mento não é diferente.

Então, a primeira coisa a se fazer é perceber quando a sua mente entra em loop. Pode parecer fácil, mas, às vezes, levamos um tempinho para sacar o que é realmente esse loop. Isso porque em muitos casos construímos um discurso para justificar uma raiva, ou um ressentimento. E esse discurso proferido apenas dentro da nossa cabeça toma uma dimensão tão grande que reagimos a partir daquela raiva, sem nem perceber que tudo isso foi gerado por um loop de pensamento!

Ao perceber a sua mente em loop, você já está dando o primeiro passo para sair dele.

A seguir, reconheça a emoção que estava presente no loop. Era raiva, medo, tristeza, angústia? Reconhecer nossas emoções é uma parte valiosa nesse processo, porque toda emoção tem uma função. E, ao descobrir-mos qual é a mensagem que essa emoção está trazendo, temos como agir. A raiva, por exemplo, sinaliza que temos uma necessidade que não foi atendida. No exemplo do início do texto, a raiva surgia porque existia a expectativa de ser bem atendido na loja.

O próximo passo é escolher como agir. Você pode fazer algo para resolver o problema se aquela situação ainda for um problema ou simplesmente mu-dar do foco. Quando começamos a prestar atenção a esses movimentos da nossa mente, percebemos que uma boa parte dos problemasque temos não são problemas reais. São pequenas situações do cotidiano que vão minando nossas forças”, porque não paramos para realmente olhar para elas e decidir o que é importante levar adiante e o que não é importante.

Então, ao se perceber preso em uma história ou em uma emoção – em um loop de pensamento agora você já tem um caminho para começar a mudar o que passa na sua mente e no seu coração, sem pre-cisar brigar com aquilo.

 

Pratique, e me conta o resultado!

Forte abraço,
Marcelo Katayama

Posts relacionados