Nossos pensamentos são apenas espelhos

Você já parou para pensar sobre os padrões de pensamentos que você cultiva? Geralmente são pensamentos bons de reconhecimento, amor e criatividade? Ou pensamentos de culpa, rancor, desilusão e incapacidade?

Se fôssemos capazes de observar todos os  nossos pensamentos, chegaríamos à conclusão de que eles são apenas espelhos da nossa  forma habitual de ser e agir.

Então, como ser mais positivo?

Primeiro, é importante ter a certeza de que não será brigando com as suas partes(ou pensamentos) que ocultam seu positivismo – a parte pessimista, a parte que não aprecia aprender e conhecer coisas novas, a parte que não se sente capaz e importante, ou ainda a sua parte que tem medo de não ser amado.

Cada uma dessas partese tantas outras só aparecem quando você tem medo de faltar, de perder, medo de que ninguém perceba seu valor ou medo de não ser amado(a). E que mal existe em que esses medos surjam? Nenhum.

Podemos entender cada um desses medos como partesnossas. Se imaginarmos uma pequena multidão formada por nossas várias partes, é como se a cada momento uma delas se apresentasse bem ao centro do palco e tomasse a atenção de todas as outras. E como podemos pensar positivo quando o medo está sendo o protagonista? Como fazer?

Existe uma parte sua que tem muita força,  mesmo quando não está ao centro do palco,  a parte que eu chamo de AmorBondade. Ela tem em si ternura, calma, conforto, acolhimento, cuidado e conexão.

Amor-Bondade é também um estado que aspira a que todos os seres sensíveis desfrutem da felicidade. Ele acolhe o medo de não ser amado, o medo de ser abandonado, o medo de que ninguém perceba o seu valor e o medo do novo, sem ignorar esses sentimentos.

Você pode se conectar com essa parte Amor-Bondade sempre que emoções difíceis surgirem, basta respirar fundo e trazer no seu coração essa conexão. Também pode se conectar com essa parte sempre que perceber pensamentos negativos ou depreciativos. A mudança começa a partir do momento em que você toma consciência do que está sentindo e do que  está pensando.

 

O que podemos sentir, podemos curar

Sua saúde psicológica pode ser melhorada com a prática de meditações e mindfulness, e com a clareza de que não se trata de buscar uma vida livre de dor, e sim de libertar o emocional desconfortável, tendo uma atitude compassiva com nossas dificuldades inevitáveis.

Quando Amor-Bondade encontra o sofrimento e continua amando, acontece a Compaixão. Por isso, sempre que se perceber julgando ou culpando, respire fundo e traga no seu coração a Compaixão, acolhendo todas as partes que impedem os pensamentos positivos de estarem ao centro do palco de sua vida.

Dessa forma, você plantará sementes de benevolência por você e pelo outro, e nutrirá pensamentos mais positivos. Lembre-se: uma única respiração, muitas vezes, é o suficiente para dar espaço ao Amor-Bondade na mente e no coração.

Pratique!

Um carinhoso abraço,
Dirce Katayama

 

Posts relacionados