Uma receita simples para melhorar rapidamente seus resultados, de forma duradoura e sem sofrimento.

Uma das coisas que mais me fascina é descobrir como podemos fazer as coisas de forma mais rápida, mais eficiente e com menor sofrimento. Isso porque acredito que podemos usar nossa capacidade mental e nossa habilidade de execução de forma mais inteligente e efetiva.

A receita que quero compartilhar é algo que eu uso diariamente para melhorar os meus resultados em praticamente todas as atividades que faço, e faço isso há pelos menos cinco anos, quase todos os dias. Isso já faz parte da minha rotina.

Não tem nada a ver com dietas ou truques mágicos, mas sim um conjunto de perguntas que tem me ajudado a encontrar soluções e  vem melhorando muito os meus resultados.

Todos os dias enfrentamos desafios (que alguns chamam de problemas), e a nossa forma de encará-los muda a nossa habilidade de agir na direção dos resultados que queremos. A cada instante procuro olhar para para os desafios  e me fazer as seguintes perguntas:

  1. Quais são os fatos e os elementos concretos que tenho disponíveis para analisar a situação?
  2. Como outras pessoas (que saberiam como resolver isso) estariam vendo esse mesmo fato?Qual seria a impressão delas sobre isso?
  3. Quais seriam 5 possíveis soluções para essa situação, incluindo coisas malucas ou improváveis?

O que acontece quando me faço essas perguntas é que o meu cérebro vai buscar mais informações e, ao fazer isso, convida o meu inconsciente para procurar por soluções ao invés de ficar focado no problema. Outro efeito imediato é uma mudança no significado que atribuímos àquela situação. Se antes me parecia um problema talvez insolúvel, agora meu cérebro tem um outro significado: aquilo é possível de ser resolvido, mesmo que uma solução ideal não apareça de imediato.

Essa mudança no significado atribuído gera um estado emocional mais positivo, voltado para a ação, o que potencializa todo o processo.

A partir daí, faço uma análise destas possíveis (e às vezes impossíveis) soluções, e vejo qual delas, ou qual combinação de partes delas, me trarão um resultado mais próximo daquilo que estou procurando. E o passo seguinte é agir.

Com essa receita simples – um conjunto de perguntas, uma análise das possíveis alternativas e um estado emocional mais positivo – eu tenho agora mais energia também para implementar a solução, porque sem esse processo ficaríamos presos ao problema, e em um estado emocional ruim.

Neste processo, a peça chave é a mudança de significado que damos ao problema, e uma mudança de crença sobre possíveis soluções.

Experimente fazer isso com um desafio que vem enfrentando e perceba quais alternativas que antes não estavam à vista aparecem. Muitas vezes a solução está mais próxima do que você imagina!

Forte abraço!
Marcelo Katayama

 

 

Posts relacionados