Um bom clima organizacional é gerado a partir da interação entre as pessoas. Por exemplo, duas pessoas podem agir de forma mais harmoniosa ou não dependendo de como uma enxerga a outra. Precisamos ter em mente que, cada pessoa é maravilhosamente única e, assim sendo, cada uma também possui um mapa mental, um modelo interno de mundo, que é diferente do outro. Então, se uma pessoa não leva em consideração que a outra tem um modelo de mundo diferente do seu, certamente, a comunicação entre elas não será eficiente. Consequentemente, o resultado disso será um estado emocional desconfortável para os dois lados. É aí que começa a se criar um clima organizacional não muito bom.
Agora, se as mesmas pessoas têm a clareza de que cada uma tem um modelo interno de mundo, na hora que estão discutindo um determinado assunto, respeitosamente, elas irão expor suas ideias e opiniões e, então, chegarão a um acordo. Assim, a comunicação entre elas fluirá e, de forma natural, isso contagiará todo o clima da empresa. No entanto, é preciso lembrar que, chegar à um acordo, nem sempre, significa chegar a um consenso. Isso, porque pode haver um momento em que, por exemplo, o chefe, após ouvir as considerações dos seus pares ou funcionários, manterá sua decisão inicial. O que muda é a forma harmoniosa que sua decisão é revelada aos demais.
Outro ponto importante no clima organizacional é perceber o grau de motivação das pessoas no ambiente de trabalho. Se você vive num ambiente onde as pessoas não estão a fim de estarem lá, é natural que o clima do ambiente fique mais pesado e a forma de cada um reagir, muitas vezes, não será harmoniosa.
Trabalhei durante muitos anos em hospital e, em alguns deles, eu via situações muito legais sobre o clima organizacional com enfermeiros, corpo clínico, auxiliares e etc. As pessoas queriam estar ali e trabalhavam em prol de um bem maior. Isso gera um ambiente de trabalho muito gostoso. Agora, eu também já trabalhei em hospitais que existiam funcionários que estavam ali porque aquela função era a única que ele tinha encontrado para sobreviver. Nesse ambiente, cada um segue para uma direção diferente, cada um tinha um propósito diferente e aí o ambiente de trabalho fica ruim, onde o mais forte sobrevive e quem grita mais alto ganha.
O clima organizacional é formado por pessoas e de como elas estão internamente e se relacionando. Então, se eu quero melhorar um clima de trabalho, as pessoas inseridas nesse ambiente, precisam estar mais cientes de como elas estão sob o aspecto emocional, de motivação e como elas estão se comunicando entre si. Esse é um trabalho que, muitas vezes, não fica claro. Muitas vezes eu vejo a pessoas querendo resolver isso através de um incentivo e colocam, por exemplo, um bônus para os funcionários caso batam uma determinada meta. Isso funciona até que eles atinjam o bônus. Depois disso, a tendência natural é que as pessoas voltem ao antigo padrão. Eu sinto que, para fazer uma mudança definitiva, cada um tem que olhar para si, perceber qual seu modelo de mundo, seus objetivos e o motivo de estar naquela empresa. É aí que construímos um ambiente organizacional mais harmonioso, colaborativo e respeitoso.