Que sonhos tenho perseguido? Os dos outros ou os meus?

Você conseguiria responder rápido, sem pensar muito, “Quem é você e qual o seu maior sonho?” Em caso afirmativo, parabéns, seu caminho e busca pelo autoconhecimento está indo bem! Agora, se você respondeu não ou ficou pensando sem encontrar uma resposta, esse texto é para você.

Primeiramente, gostaria de dizer não existe uma única resposta certa para a pergunta “Quem é você?”. Temos uma personalidade multifacetada e às vezes nos identificamos com alguns de nossos papéis. Papel como pai, mãe, profissional, filho, amigo etc. e isso faz parte do que você realmente é.

Não ter uma resposta clara para essa pergunta, nos leva para dois cenários: ou a pessoa tem clareza que os papéis que ela exerce não a define completamente, por perceber que em essência é muito mais que essas atribuições; ou a pessoa está perdida e não consegue reconhecer em si características, virtudes, talentos.

Isto posto, pergunto: como andam seus sonhos? Você tem se permitido sonhar?

Ao longo dos nossos dias a correria muitas vezes toma conta da nossa agenda e não sabemos como administrar o tempo, dinheiro e relacionamentos. Estamos sempre muito ocupados com trabalho, estudo, cuidar dos outros etc. Quando paramos para pensar em nós, será que estamos com foco no que realmente sonhamos ou é apenas um desejo que alguém teve ou tem para nós?
Muitos pais sonham que os filhos sejam médicos, engenheiros, advogados ou exerçam a mesma profissão que eles tiveram – em alguns casos as pessoas se identificam com tais profissões, em outros nem tanto, mas acabam seguindo só para não frustrar os seus. Quando você passa a viver um sonho que não é seu, seja profissional, seja pessoal, as chances de você viver em frustração são grandes.

Agora, viver a própria vida ou sonho requer planejamento, amadurecimento e consciência das nossas responsabilidades. Devemos pensar em como ele vai afetar toda nossa vida. Esse sonho requer que eu poupe dinheiro por um bom tempo? Me pede que renuncie a constituição de uma família ou namoros para manter o foco? Ele me dá garantia de resultados a médio e longo prazos? Dá para conciliar esse sonho com o de outras pessoas mais próximas? Todas essas questões – e muitas outras – devem ser levadas em consideração na hora de colocar os sonhos em prática.
Sonhar é fundamental, e é necessário ter o pé no chão para realizá-lo. No âmbito material, o sonho pode ser a casa própria, uma viagem internacional, um carro muito bom. Profissionalmente podemos sonhar em chegar ao topo da nossa carreira ou podemos sonhar com um trabalho que nos traga uma vida tranquila. Mas nem todos os sonhos estão contemplados no material e no profissional. Pare e pense, quais sonhos que não envolvem dinheiro, mas envolve esforços pessoais e mudanças você deixou de lado?

E se você está se perguntando: “Para que sonhar se são necessárias tantas condições para torná-lo realidade?” perceba que essa resposta nem sempre virá de uma forma racional e lógica. Boa parte dos sonhos são irreais, utópicos, quase beirando a loucura, mas se não fosse a busca incessante pela realização desses sonhos, muitas das conquistas que temos hoje não seriam realidade. E o prazer, a glória, a explosão de sentimentos que acontecem quando conquistamos de um sonho supera e muito as dores e percalços do trajeto.

Quando eu decidi colocar em prática um sonho de correr uma maratona, eu sabia que o caminho seria duro e trabalhoso. Depois de 2 anos de treino, completei a prova, 42 km dos quais 14km corri com câimbras nas pernas. Uma dor física enorme e também uma superação gigante! Agora a sensação de cruzar a linha de chegada e concretizar esse sonho, foi uma das melhores experiências da minha vida! Fez tudo ter valido a pena!

E você, quais sonhos quer concretizar? Conta para nós!

Posts relacionados