3 dicas práticas para controlar melhor seus pensamentos

É comum não termos completo domínio de nossos pensamentos. Em certos momentos ou situações, eles parecem ter vida própria. Controlá-los ou aprender a lidar melhor com eles nos torna mais felizes, menos estressados e mais preparados para resolver problemas e alcançar novas metas. Confira algumas dicas para ter um controle melhor sobre a sua própria mente!

• É muito comum, em determinadas situações, surgirem imagens catastróficas em nossas mentes. O problema disso é que toda vez que você pensa em uma coisa, naturalmente ela brota na sua cabeça. Podemos usar um exemplo prático com frutas: se você não quer pensar em maçã, não pode ficar pensando que não quer pensar em maçã. Se você quer pensar em abacaxi, precisa construir a imagem do abacaxi em sua mente.

• Uma técnica muito interessante da programação neurolinguística para ter maior domínio sobre os seus próprios pensamentos é bem simples. Quando surgirem imagens ruins em sua mente, você imagina uma imagem boa atrás dela. Como se fizesse um furo, imagine a imagem ruim indo embora e a imagem atrás dela aparecendo, cada vez melhor e mais próxima. Repita esse processo muitas vezes, até que a imagem ruim desapareça.

• Quando imaginamos um cenário de catástrofe você acaba não se perguntando o que realmente quer. O que você realmente quer? Se fazer essa pergunta ajuda muito. Muitas pessoas falam “não quero ser infeliz”. Mas o que você realmente quer? “Não quero ser infeliz”. Isso não é o que você quer isso é o que você NÃO quer. Repita então “quero ser feliz”. Se imagine e construa esse estágio de alegria.

Posts relacionados