5 dicas para acabar com a ‘depressão’ de domingo à noite e ter um dia mais feliz

O ciclo é o mesmo toda semana: cinco dias de trabalho para dois de descanso. E domingo à noite sempre bate aquela preguiça ao pensar que no outro dia é hora de voltar à rotina. Mas lembre-se: na próxima semana haverá outro domingo. E na outra também. Até porque, se você não fizer nada para mudar a maneira como você lida com isso, vai sofrer à toa até o fim da vida, afinal, os domingos irão ir e vir a cada semana. O calendário não vai mudar, quem pode mudar é só você mesmo. Por isso, vou te dar cinco dicas para que você coloque em prática e tenha domingos e segundas-feiras muito mais felizes:

Há um tempo para tudo, inclusive para desligar a TV
Sim. É fundamental que você desligue sua TV. Pense bem, todos os programas na TV no domingo são uma ‘depressão’. Ao invés disso, invista em atividades culturais ou de lazer que você possa fazer com amigos, família ou com você mesmo. Cinema, teatro, um restaurante ou até uma boa leitura são muito melhores do que qualquer programa de TV. E, acredite, eles te trarão o benefício de ampliar seus horizontes, sua cultura, seu conhecimento. Aposte, por exemplo, em atividades lúdicas que você goste de fazer, essa é uma dica válida para ficar próximo das pessoas queridas, inclusive.

Agradeça, por tudo
O poder da gratidão é inestimável. E, olha, não temos o costume de agradecer as coisas boas que aconteceram no fim de semana. É como se esses dias fossem apenas um momento de alívio do sofrimento da semana. Os finais de semana podem ser mais que momentos de alívio do estresse. Podem se tornar momentos realmente prazerosos, de convívio agradável e até de crescimento pessoal. E se até o domingo à noite, você não aproveitou o final de semana desta forma, ainda é tempo. Desligue a TV e faça algo divertido, esse momento é seu, sabia?

Reserve alguns minutos para programar a semana
Inicialmente até pode parecer um ‘sofrimento por antecipação’, mas se você separar pelo menos 30 minutos para planejar a semana, verá que ela se tornará muito mais produtiva. Você deve incluir nesta programação momentos de lazer, momentos para cuidar de si. Experimente colocar na ponta do lápis e não apenas na cabeça. Colocar isso no papel fará com que você tenha clareza do que precisa ser feito e do que, realmente, precisa ser feito. Muitas vezes ficamos repassando mentalmente o mesmo detalhe. Isso é desperdício de tempo e de energia. Coloque tudo no papel e depois organize de uma forma a otimizar o seu tempo e esforço. Por exemplo, se você precisa passar no supermercado, na farmácia e buscar os filhos na escola, qual o roteiro irá te poupar mais tempo? Experimente para perceber a diferença que fará você estar no controle da sua vida.

Cuide bem do seu sono
Não é novidade que quando temos uma boa noite de sono iniciamos o dia seguinte com mais disposição. Se não o fizer, o nosso estado de humor fica comprometido. E para dormir bem existem algumas regras consagradas que valem a pena relembrar, como: se alimentar de uma forma leve no jantar; evitar bebidas alcoólicas em excesso; ter um ambiente arejado e escuro e estar com a mente tranquila.

Para ter a mente tranquila na hora de dormir uma boa dica é ter um caderninho ao lado da cama. Anote nele todas as coisas que estão te preocupando. Não vale anotar com a intenção de resolvê-las, apenas ponha para fora as agitações de sua mente. É como se você pusesse no caderno todas essas preocupações para tirar da cabeça. Ao fazer isso não corremos o risco de esquecer de nada para o dia seguinte. E se você já fez a programação da semana, provavelmente terá menos preocupações para colocar neste caderno, e desta forma terá boa noite de sono.

Escolha ser feliz!
Podemos escolher como queremos viver cada dia da nossa vida. E ao definirmos na nossa mente o que queremos para a nossa vida, naturalmente, iremos dar mais atenção aos fatos que nos confirmem isso. Muitas pessoas definem inconscientemente o que querem para o dia, mas de uma forma negativa. Imagine uma pessoa que vai se deitar no domingo achando que a segunda será pior que seus pesadelos. Ao acordar, qualquer fato que saia do previsto, como um atraso ou uma fechada no trânsito, já será encarada como a concretização de uma segunda-feira terrível. O pior é que deixamos de ver a parte positiva, como o sorriso do seu filho, ou as coisas que deram certo no dia.

Defina quais são os pontos positivos que você quer ver e valorizar no dia. Pode ser uma tarefa no trabalho que você vai terminar, um momento durante o dia para estar com quem você ama, uma refeição saudável que está alinhada com o que o seu corpo precisa. Lembre-se de comemorar esses pontos. Isso é fundamental para manter a energia em alta e viver a vida com mais alegria.
No começo, pode ser difícil de lembrar de cada ponto. E tem mais, pode ser um verdadeiro desafio colocar cada ponto em prática, mas essa experiência é sua. Só você pode fazer isso e tirar o melhor da vida para você mesmo, inclusive, o de uma semana maravilhosa. Por isso, aposte em tomar as rédeas da sua vida. Faça o teste. Experimente!

Marcelo Katayama*

Posts relacionados