5 dicas para você desenvolver a sua espiritualidade

Você já parou para pensar quando foi a última vez que se conectou com seu lado espiritual? O dia a dia agitado e as inúmeras tarefas, como trabalho, famílias e estudo tomam um tempo enorme do nosso dia a dia. Inclusive dou algumas dicas de como você pode equilibrar isso neste post.  Se equilibrar as diversas atividades da nossa vida é um desafio quase diário, imagina só a nossa espiritualidade, não é mesmo?

 

O que é espiritualidade?

Para mim, nada mais é do que você estar conectado com algo mais amplo, algo maior. Você pode dar o nome que você quiser para isso. Pode dar o nome de universo, de deus, natureza ou do que você quiser, mas perceba que, além da gente existe algo maior, uma energia maior. Mas, para mim, é algo diferente da nossa realidade.

Essa é uma busca que cada vez mais as pessoas procuram, sem necessariamente estar vinculado a uma ou outra religião. A religião é um caminho que a gente pode desenvolver nossa espiritualidade, mas ela não é o único. Para as pessoas que não querem fazer isso através da religião, existe uma série de atividades que nos conectam com algo maior. Vou falar sobre cinco:

Leitura

Uma forma de estar conectado com sua espiritualidade é o hábito de leituras sobre o gênero. Existe uma série de livros que traz conceitos a respeito de espiritualidade, independentemente de religião. Procure saber. Além de um bom hábito, será muito benéfico para você.

Natureza

Esteja em contato com a natureza. Veja, você pode estar no meio de uma caminhada no meio do mato, ao pé de uma montanha ou, de repente, numa praia. Essas são formas legais de se estar em contato com a natureza. Mas você também pode estar em contato com ela quando, por exemplo, observa a forma de uma flor. O simples fato de observamos os detalhes dessa flor, fará com que você esteja em contato com a natureza. Eu posso fazer isso olhando para uma árvore, olhando para uma planta, um animal ou bichinho de estimação, isso nos fará ter contato com algo mais amplo. É claro que se tiver oportunidade de ir para um parque, tomar um pouco de sol num dia agradável, será mágico! Afinal, isso carrega nossas energias de uma maneira quase instantânea, mas se não puder, o simples fato de você apreciar o sol, o dia, independentemente da cor do céu, na rua, te fará entrar em contato com a natureza e ter uma sensação muito agradável. Isso irá te conectar com sua espiritualidade.

Meditação

Outra forma de exercitar a espiritualidade é por meio da meditação. E existem muitas formas de meditação, como aquelas que você utiliza seu corpo para depois encontrar um espaço de silêncio em você mesmo. Existem técnicas de meditação, por exemplo, onde você usa seu corpo de uma forma especifica e vai aquietando a mente. E acredite, é possível praticar meditação até lavando a louça. Isso, porque, ao colocar todo o foco de sua atenção naquilo, você tira da mente todos os pensamentos externos, isso gera um estado meditativo. E esse é um bom caminho para quem quer começar.

Cuide do seu corpo

Cuide de você, cuide do seu corpo. Cuidar bem de nós mesmos irá exercitar nossa espiritualidade. Afinal, nosso corpo é o templo da nossa alma. E essa é uma forma de estar em contato com algo maior, com a espiritualidade. Eu falo mais sobre os benefícios de praticar atividade física, não apenas para o corpo, mas para a mente neste outro post.

Oração

Você pode praticar exercícios de relaxamento e oração também. Reservar um tempo para conversar com Deus ou com quem você acredita, é fantástico para a mente e para espiritualidade. Particularmente, eu agradeço pelas coisas que aconteceram no meu dia, por tudo que eu pude aprender, inclusive, com as coisas que não deram certo porque eu aprendo uma forma de fazer diferente. Agradeço a tudo que eu tenho. Isso me traz um estado de quietude grande e isso me conecta espiritualmente.

Todas essas dicas também podem te ajudar a exercitar sua espiritualidade. Faça isso por você! Se você em uma forma diferente, compartilhe conosco!

Posts relacionados