Fim de ano se aproxima e é hora de comemorar as conquistas de 2018 e começar a planejar nossa vida para o ano que vem. Cada um tem um jeito de priorizar o que quer para os próximos 365 dias, mas vira e mexe estabelecemos metas que acabamos deixando de lado.
É muito interessante perceber que as pessoas querem ter mais sucesso, ser mais feliz, mas não têm clareza do que é necessário fazer para atingir esse ponto. E nessa hora, as atividades que geram prazer instantâneo como ficar horas zapeando a TV, ou consumindo fofocas nas redes sociais se tornam muito atrativas. E não há nada de errado nisso, quando usamos esse tempo de forma consciente e equilibrada. Inclusive, essa é uma primeira dica ao montar o seu projeto de vida. Reserve tempo para lazer, para se dedicar a fazer algo que você goste, um hobby. Cozinhar, escrever, esculpir, pintar, cantar, tocar um instrumento, ler, se exercitar, ou simplesmente estar na natureza são algumas formas de usar o tempo para exercitar seus dons e talentos.
Olhe também para a sua saúde física. Cuidar do nosso corpo não é uma tarefa a ser realizada somente nas vésperas do verão. Alimentação saudável, atividade física e exames preventivos precisam estar no seu projeto de vida. Você não precisa ser um maratonista, nem um radical na alimentação, mas cuide do seu corpo. Ele é o templo da sua alma.
Uma outra área que precisa estar no seu Projeto de Vida é a saúde intelectual. Se você quer cuidar do seu corpo, e alimentá-lo de forma saudável, precisa alimentar a sua mente com conteúdo de qualidade. Onde você acha que irá buscar referencias e alternativas para solucionar os problemas do dia a dia?
Existe um binômio que também precisa estar no seu Projeto de Vida, que é a parte profissional e financeira. Estou colocando os dois de forma interligada, porque é por meio do trabalho que geramos renda (embora algumas pessoas tenham uma renda passiva, como uma aposentadoria por exemplo). E evoluir na vida profissional nem sempre vem acompanhado de uma evolução financeira. É preciso estar atento e definir onde queremos chegar na parte profissional e financeira.
Ao montar o seu projeto de vida, reserve algum tempo para olhar para os relacionamentos. Família, amigos, parentes, como você gostaria de estar com eles? Que atividades gostaria de fazer? Como quer expressar o que sente por eles. Uma das coisas que nos traz sentido à vida são as pessoas especiais que moram no nosso coração.
E por ultimo, decida também como quer contribuir para o bem estar de outras pessoas. Tony Robbins um “não guru” americano diz que o segredo da vida é dar, doar. Sei que estamos vivendo momentos desafiadores, mas existem muitas coisas que você pode doar ou fazer em prol do próximo. Doar seu tempo, dispor daquilo que não usa mais, ajudar quem precisa. Ao contribuir com as pessoas, fazendo o bem, não importa a quem, vamos criando ao nosso redor uma energia positiva, de abundância e nos tornamos exemplos vivos daquilo que realmente acreditamos.
Espero que esse texto te inspire a criar em 2019 a melhor versão de você! Lembre-se de que “Quem eu sou começa agora! Quem eu fui começa agora! E quem eu serei começa agora!”
Inspire, transpire, transforme! Dê o seu melhor e comemore cada passo dado!
Um forte abraço!