Aprenda a definir e alcançar suas metas para o novo ano

Um novo ano começa e com ele os desejos de muita positividade e metas para obter uma vida melhor. Quem nunca planejou, ainda que mentalmente, uma listinha sobre o que conquistar no novo ano?

Como definir metas
Pois bem, eu também monto meu projeto de vida todo ano. E monto com base naquilo que eu quero atingir no próximo ano e a longo prazo também. Eu sinto que ter esse direcionamento claro de onde eu quero chegar daqui há cinco ou dez anos é muito importante na hora de estabelecer as metas para o próximo ano porque, quando eu sei onde eu quero chegar a longo prazo, eu também tenho um propósito de vida claro. E, dentro desse propósito de vida, eu posso ver o que tenho que fazer no próximo ano, e no próximo, e assim por diante. Deste modo, eu não apenas me empenho em realizar as metas do ano seguinte, mas me empenho para alcançar meu propósito a longo prazo também.

Na hora que entendo o que quero para minha vida no futuro, tenho uma força maior, inclusive, para o próximo ano. A gente deixa de ter uma meta apenas porque é legal, mas porque é um propósito de vida, de algo maior. Isso vira uma usina de energia inimaginável no ser humano.

O ponto é esse: saber o que eu quero para minha vida em um período maior. Por exemplo, quando a pessoa coloca como meta de, no próximo ano, perder peso e estar numa condição de saúde boa porque o plano maior tem a ver com ter energia, vitalidade, disposição para que em dez anos ela possa continuar brincando com os filhos; em vinte possa vê-los se formando na faculdade e, em trinta, ver os netos, dá uma outra perspectiva para o indivíduo e também vai formando o final da meta. Uma perspectiva maior é muito importante para estabelecer qualquer meta.

E se eu não cumprir minhas metas, como alterar a rota?
Um dos pontos mais importantes na hora de estabelecer uma meta é: estabelecer algo que, primeiro, seja alcançável. Depois, que seja importante e relevante para você e, por fim, específico e claro.
Além da meta, outro ponto importante é ter um plano de ação e algumas evidências ou pontos de checagem para ajudar a ver se está seguindo ou não na direção de seu objetivo final. Quando tenho esses pontos de checagem, na hora que eu estou montando minha meta já sei onde devo estar em cada ponto, e se estou ou não no rumo certo. Deste modo, eu não preciso esperar chegar até o meio do ano, por exemplo, para perceber que eu estou muito deslocado da proposta que eu fiz para minha vida. Eu poderei ir fazendo pequenas correções ao longo do caminho.

A cada correção eu não só posso, como devo olhar ao meu redor. Ver o que está acontecendo no meio que estou inserido, olhar para as pessoas que estão por perto. Isso, porque todos esses fatores do dia a dia mudam as preocupações e devem ser levados em consideração na hora de reajustar o plano. Então, em algumas coisas, talvez, eu precise correr mais, outras nem tanto. Algumas coisas eu nem precise mais fazer e outras, talvez, eu necessite rever e incluir nesse plano. É assim que já podemos ir readequando as expectativas.

No estabelecimento de metas é importante ter: a própria meta, o plano de ação e alguns pontos de checagem. A partir daí fazer os ajustes necessários. Outra situação a ser levada em consideração é, se eu não estou conseguindo de um jeito, talvez eu tenha que tentar de uma outra forma. É sempre importante observar se o método e os caminhos utilizados serão os melhores meios para atingir aquele resultado.

Por Marcelo Katayama