A beleza escondida nas sombras

Tenha forças para seguir em frente, pois é impossível não mudar perante a tudo que estamos presenciando. – Dentro desse contexto, quero trazer uma profunda reflexão para você.

Todos nós precisamos de segurança e de um certo nível de certeza. Precisamos da certeza de que teremos sempre a nossa disposição: comida, proteção, carinho, integridade física – e isso é realmente é necessário. Porém, para um adulto, não cabe mais esperar que isso seja provido pelo outro. No fundo, todo ser humano sabe disso.

Mas e aquela sensação de que o que se tem não basta, e que é preciso mais?

Chega um momento em que esse desconforto nos obriga a olhar para a nossa própria postura, para o nosso crescimento pessoal. Surge o desejo da transformação, do nascimento de um novo ser a partir do antigo. Assim como uma fênix que renasce das cinzas, este se torna um anseio que leva ao autoconhecimento.

Muitos encontram isso por meio das religiões, das terapias, dos cursos de autoconhecimento, ou todos ao mesmo tempo. Um meio não exclui o outro, são abordagens diferentes e geralmente complementares.

Nessa exploração nos deparamos com as nossas sombras, que sempre estiveram presentes, mas existia um medo de olhar para elas. E quando não olhamos, perdemos a oportunidade de descobrir a beleza escondida atrás dessas sombras.

Por isso digo que sombra é tudo aquilo que não levamos luz ainda, que está no “escuro”, no desconhecido.

A pessoa que resolveu pelo autodesenvolvimento em tempos difíceis, irá preferir procurar quem a ajude para que possa suportar o sofrimento e os desafios, e atravessar todo o caminho, em vez de procurar alguém que cuide dela como se fosse uma criança.

À medida que vamos superando essa sensação  de fraqueza e impotência, emergimos mais fortes. É quando renascemos.

O objetivo da meditação não é encontrar um estado de harmonia e equilíbrio, com ausência de dor, como se a vida devesse ser sempre um mar de rosas.

O objetivo da meditação é ser um meio pelo qual aceitamos e acolhemos os nossos demônios emocionais que surgem do nosso inconsciente em épocas de perturbações, restrições e desafios de todas as ordens.

A habilidade de olharmos para os nossos medos, para os nossos pensamentos mais obscuros e para as nossas dores, traz do inconsciente para o consciente tudo que  estava criando a pressão e o drama.

Saiba que somos seres transcendentes, ou seja, sabemos que somos também seres espirituais. Somos, portanto, ilimitados em relação aos nossos potenciais, buscamos sempre nos conectar com nossas forças, e temos como aliada a nossa fé.

Lembre-se sempre:

  • Estamos vivos e respirando, e isso basta para um próximo passo.
  • Reconheça suas forças interiores e tenha fé, pois eu tenho fé que seguiremos melhores como Seres Humanos.

Quanto mais o homem aprende a enfrentar o mundo com o coração, sem nada ocultar, e sem ignorar aquilo que está dentro de si, mais profundamente ele irá resgatar em si as possibilidades de uma nova vida.

 

Um carinhoso abraço,
Dirce Katayama

 

 

Posts relacionados