Como proporcionar engajamento aos funcionários?

Proporcionar engajamento aos funcionários é um dos maiores desafios que as empresas encontram atualmente. O primeiro passo para gerar essa motivação é ter clareza de onde é que as pessoas estão: qual o cargo ocupado por elas e porque elas escolheram estar ali.

Esse é outro ponto que devemos nos atentar: as pessoas, no geral, acham que estão ocupando determinado cargo porque não tiveram escolha. Essa é uma percepção errada porque, na verdade, elas tiveram escolha. Para entender isso basta fazer suas perguntas:

  • Seu sucesso profissional depende do sucesso da empresa?
  • O sucesso da empresa depende do seu sucesso profissional?

As respostas para as duas perguntas é não. O sucesso da empresa não depende de você  e o seu sucesso não depende do sucesso da empresa. Então por qual motivo você está lá? Por que aceitou estar na empresa? Por que se sente desmotivado?

O que as pessoas percebem, com esse exercício, é que elas estão onde estão porque escolheram estar lá. Não por causa do salário e não por não ter opção, mas por querer. A partir dessa resposta fica mais fácil engajar as pessoas. O engajamento real e verdadeiro acontece a partir desse senso de que seu trabalho ajuda na sociedade como um todo, isso faz toda a diferença.

Posts relacionados