Como parar de procrastinar: 3 perguntas para fazer a si mesmo

Aprender a como parar de procrastinar pode ser um desafio e tanto. “Segunda-feira eu começo a academia”, essa frase é dita milhares de vezes por pessoas em todo o mundo. Mas quantas pessoas realmente colocam isso em prática na segunda? 

Como não queremos parecer fracos ou desmotivados, rapidamente arrumamos justificativas: “não deu tempo”; “acabei me atrasando”; “amanhã eu vou”. 

Quem nunca se viu nessa situação, que atire a primeira pedra! 

Agora, o que será que existe por trás de comportamentos como esses? Por que temos preguiça de começar ou dar continuidade a algo que começamos?  

Podemos analisar isso de uma forma mais superficial, atribuindo à preguiça e à falta de comprometimento, ou simplesmente comodismo. E esse tipo de análise gera críticas e soluções imediatistas como: “você precisa se comprometer mais” ou “saia da zona de conforto”. Se fosse tão fácil assim… 

Na minha experiência, tenho percebido que preguiça nem sempre tem a ver com falta de comprometimento, nem falta de interesse. Preguiça tem a ver com medo! Medo de não ser bom o suficiente, medo de perder, medo de se frustrar. 

Nós temos em nosso inconsciente um mecanismo que tenta nos proteger de dores e frustrações. No entanto essa forma de nos proteger gera comportamentos que vão em direção oposta de nossos objetivos. Como se dirigíssemos com um pé no acelerador e outro no freio ao mesmo tempo. Pode parecer estranho, mas pense em algo que você tem preguiça de fazer como atividade física, arrumar o guarda roupas ou finalizar um relatório importante. 

Agora se faça essas 3 perguntas para saber como parar de procrastinar: 

  • O que você perderia ou gastaria para realizar essa tarefa?  
  • Você se sente plenamente capaz de fazer isso da forma que imagina que tem que fazer, e no prazo necessário? 
  • O que você ganharia ao atingir esse objetivo? Parece que vale a pena o esforço? Se sente realmente merecedor desse ganho? 

Observe suas respostas a essas perguntas e veja se fica mais fácil de perceber qual é o medo que está gerando a preguiça. Só assim você pode começar a entender a origem deles, e descobrir como parar de procrastinar. Muitas vezes a identificação de um medo inconsciente já traz consigo a solução.  

Avaliar se o empenho imaginado irá gerar a recompensa desejada é um bom início. A seguir, perceba com sinceridade se você tem as habilidades necessárias para executar a tarefa em um padrão aceitável de qualidade. Se lhe faltar habilidade, saiba que só se desenvolvemos habilidade fazendo. Adeque as suas expectativas de resultados imediatos para um prazo um pouco maior e comece a praticar. 

Não se sente merecedor? Então precisa trabalhar melhor sua autoestima. Isso irá trazer luz para o real problema que vinha gerando a preguiça. Descobrir a causa raiz do problema nos ajuda a buscar a solução mais efetiva e que gera menos sofrimento. E se precisar de ajuda, conte comigo!