Confira 8 dicas para recuperar a confiança

Uma das maiores tentações do ser humano é comparar sua vida com a de outras pessoas. Seja um parente que subiu mais que você na carreira, seja um youtuber que gosta de acompanhar. A vida alheia, em alguns momentos, sempre vai parecer mais interessante que a nossa. Mas não se engane, como canta Caetano Veloso: cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é!

Em alguns casos, isso pode estar ligado diretamente com nossa autoestima. Explico-me: quando olhamos muito para fora e esquecemos de olhar para dentro é sinal de que alguma coisa não está legal. Existe algo que não nos agrada e muitas vezes jogamos para debaixo do tapete das emoções.

Uma pessoa com uma autoestima elevada é mais fácil de identificar. Ela tem segurança de si, está sempre bem-humorada, está aberta para receber críticas construtivas ou até mesmo comentários que não são tão agradáveis. Ela tem foco e não se deixa abalar pelos contratempos do dia a dia.

Já uma pessoa com uma autoestima baixa é visivelmente insegura, não sabe lidar muito bem com críticas – por mais que essas a façam crescer –, se rebaixa com frequência diante das pessoas e acredita ser um peso para os outros. Um indivíduo com uma baixa autoestima tem bastante dificuldade de se amar e ver que existem coisas legais na sua vida.

Para melhorar a nossa autoestima precisamos antes, criar um conceito mais positivo a respeito de nós mesmos. E a melhor forma de melhorar nosso autoconceito é agir de acordo com nossos princípios e valores, ou seja, realmente fazer aquilo que acreditamos ser certo.

Elencamos abaixo algumas dicas que podem lhe ajudar a se encontrar e valorizar sua história:

1 – Perceba que você é único no Universo. Não existe mais ninguém no mundo que tenha suas impressões digitais ou sua íris – até mesmo em caso de possuir irmão gêmeo.

2 – Faça uma pequena lista de todas as coisas boas que você já realizou ou conquistou até o momento, desde as mais simples até conquistas grandiosas. E se dê parabéns por cada uma dela!

3 Estabeleça algumas metas. Para a parte física, emocional e financeira. Comece com pequenos objetivos e comemore cada pequeno passo dado. Essa habilidade de comemorar ativa o centro da recompensa em nosso cérebro e faz com que mantenhamos a energia em alta.

4 – Dedique-se a fazer o que gosta pelo menos uma vez por semana. Coisas que te dão prazer. Seja ver um filme, ir correr no parque, encontrar um amigo da época da escola que traz boas lembranças.

5 – Escolha com cuidado e calma as pessoas que convive. Procure a companhia de pessoas que você admira e sente-se você mesmo. O exemplo dos outros podem nos fazer querer mudar. Pessoas do bem, ajudam as pessoas ao redor se sentirem melhor e servem com um bom exemplo, certo?

6 – Envolva-se em projetos sociais. Esteja em contato com pessoas que precisam de sua ajuda de alguma forma. Sair um pouco da bolha faz com que percebamos que a vida é muito ampla e ter a certeza de que você está contribuindo para um bem maior, enche o coração de alegria e gratidão!

7 – Alimente-se bem e crie hábitos saudáveis. Se você sente que está muito longe do ideal, dê um pequeno passo. Faça uma substituição, com acréscimo de coisas saudáveis por vez, e comemore cada pequeno avanço!

8 – Procure ajuda se necessário. Se você sente que mesmo com algumas mudanças comportamentais ainda existe um estado emocional muito desconfortável, sua baixa autoestima pode estar ligada a algum problema físico. Procure um médico, um psicólogo, um nutricionista, pessoas que irão te ajudar a ajustar possíveis disfunções, para que você volte a brilhar!

Posts relacionados