Conheça os benefícios da atividade física ao ar livre para sua mente

A atividade física traz uma sensação de bem-estar para a mente com a liberação da endorfina, conhecida também como o “hormônio do prazer”. Ela contribui para o aumento da motivação, bom humor e ajuda a controlar a ansiedade, o estresse e a depressão. Você não precisa ser um atleta para cuidar do cérebro, mas os benefícios só virão para quem se dispõe a praticar atividade física no seu dia a dia. Seja você um deles.

Eu, Marcelo, por exemplo, não sou um corredor de ponta, um corredor de elite, eu gosto de praticar atividade física, gosto de correr. É algo que me traz muito prazer, momentos de muitos insights. Durante meu treino é que eu tenho boas ideias. Inclusive, ultimamente, eu tenho utilizado esse treino como uma forma de eu estar em contato comigo mesmo, uma forma de eu estar oxigenando meu cérebro e cuidando do meu corpo. É nesse momento que surgem ideias muito legais.

Onde tudo começou

Para mim, essa história de correr, especificamente, começou lá trás. Desde criança eu gostava de praticar esportes, fiz judô durante 12 anos, depois fiz alguns anos de karatê. Em dezembro de 2012, enquanto fazia um curso fora do país e montando meu plano de vida, do que eu gostaria de desenvolver para mim nos próximos anos eu percebi que, para o tamanho de tudo que sonhava, para pôr em prática, eu precisaria de muita energia. Eu precisaria ter uma vitalidade muito grande para fazer tudo acontecer. Isso, porque, as coisas que eu queria não eram simplesmente uma vontade de querer, mas de fazer mesmo. Aí, no meio desse curso que eu estava fazendo, num resort com trilhas pavimentadas no meio do gramado eu, com o tênis que eu estava, com a roupa que eu estava, decidi que eu ia começar a correr. Aquela decisão foi o pontapé inicial. Estava sem relógio, então não me lembro o tempo que corri, mas a decisão foi o mais importante naquele momento. Eu não tinha um tênis adequado, uma roupa adequada, um treino adequado, um personal trainer, mas eu tinha um objetivo claro: preciso aumentar a energia do meu corpo e preciso começar naquele momento. Eu também defini que, naquele momento, eu iria correr uma maratona porque, se eu conseguisse correr 42 quilômetros, seria a prova de que eu teria a energia suficiente para colocar todos os sonhos da minha vida em movimento. E foi daí que surgiu essa história de maratona, em dezembro de 2012.

Tornando sonhos em hábitos diários

Quando eu voltei para São Paulo no final daquele ano, nos dias seguintes, eu comecei a correr na esteira. Daí comecei a achar que estava ficando muito chato e foi então que eu decidi a ir correr no parque, achei que seria mais gostoso e um bom caminho para alcançar minha meta. Desde então é o que eu tenho feito. Correr se tornou uma paixão, uma atividade que eu recomendo. Não necessariamente correr, mas estar ao ar livre, respirar ar puro, estar em contato com a natureza, praticar alguma atividade física, isso traz uma energia fantástica, melhora o humor, aumenta a motivação, a autoconfiança, a memória, entre muitos outros benefícios para o corpo também. Por isso, para quem está sedentário, aí vai a dica. E para quem já pratica, que não pare!

Posts relacionados