Descubra o poder da gratidão

Gratidão é um dos sentimentos mais bonitos que podemos expressar. Mas, na correria do dia a dia, nem sempre lembramos do valor de agradecer. Agradecer as coisas boas da nossa vida, os pequenos momentos que vivenciamos, as pessoas que nos cercam e, até mesmo, a nossa fé.

E, pensando em gratidão, parece ser uma tarefa fácil de ser executada. Afinal, podemos expressá-la de muitas formas: olhando nos olhos das pessoas, cuidando das pessoas e, até mesmo, transmitindo as boas experiências do nosso dia. E o desafio está, justamente, em perceber os momentos que você pode e deve estar grato.

Como obter o estado de gratidão? 

Uma delas é, de manhã, ao se levantar, você internalizar esse estado de gratidão em você. Pense sobre as tarefas do seu dia, as coisas gostosas que poderá fazer. Na sequência, imagine-as realizadas. Imaginar esses resultados traz internamente uma sensação positiva e gera na gente uma sensação de gratidão. E se, por acaso, essa imaginação não lhe agradar, tente ver o lado bom das coisas e o quanto de aprendizado você poderá tirar de cada coisa. Isso, porque, se existe algo que você não poderá mudar, então, mude a forma como você olha para àquilo.

Outra forma de obter o estado de gratidão é, ao final do dia, quando se deitar para dormir, você fazer uma retrospectiva do seu dia. Perceba que, cada evento contribuiu para que você aprendesse algo novo, aprendesse a fazer algo de uma forma melhor, diferente, inclusive, com os erros. Errando, nós aprendemos como fazer algo e até como não fazer novamente. Fazer uma retrospectiva mental nos ajuda a perceber detalhes do nosso dia que foram bons, como: um pequeno momento, por exemplo, quando você anda na rua e uma criança olha para você e sorri. É uma fração de segundos, mas nos dá uma sensação boa se estivermos atentos para perceber o valor de sermos agradecidos. Recordar o dia irá nos mostrar o quanto ele valeu a pena e cada vez mais iremos cultivar esse estado de gratidão.

Imaginar o sucesso e recordar nossas vitórias são maneiras positiva de exercitar a gratidão.

Onde entra a gratidão na sua vida?

A gratidão está ligada ao fato de como percebermos o mundo. Ela se manifesta em nós a partir do momento que estamos atentos ao que acontece ao nosso redor. Por isso, devemos exercitá-la: perceber e recordar o que há de melhor em nossa vida e que, por algum motivo, não demos o real valor que ela merece. Agradecer é perceber os momentos como somos agraciados com coisas boas da vida, das pessoas, enfim. É isso que irá nos trazer conforto, uma sensação de bem-estar e, até, nos ajuda a dormir melhor. A vida sempre tende a dar o melhor para aquele que sabe reconhecer o real valor das coisas.

Um sentimento tão bonito assim não pode ficar na gaveta do seu coração, precisa estar sob a mesa da sua vida iluminando toda a graça que há em você. Agradeça e exercite a sua gratidão!

Posts relacionados