Dicas para equilibrar a vida pessoal com a profissional

Para muita gente, ter um bom emprego, buscar novas posições no trabalho e até abrir um negócio é um dos principais objetivos da vida. Enquanto que, para outras, estar com a família é o real sentido de uma vida plena. Isso, sem considerar, o tempo que o indivíduo dedica para si mesmo – tempo que é fundamental para promover o equilíbrio entre essas três grandes áreas do ser. O fato é que, manter o equilíbrio do lado profissional, pessoal e consigo mesmo é um dos maiores desafios da sociedade atual.

Como promover o equilíbrio no indivíduo?

Equilibrar a energia no nosso lado profissional, pessoal e, ainda, para nós mesmos é um desafio cada vez mais comum no nosso dia a dia. Nós somos submetidos a uma demanda de tempo e energia nesse sentido que, muitas vezes, temos a sensação de que não daremos conta de executar todas as tarefas. E o que fazer para equilibrarmos tudo isso? Não existe fórmula mágica. Cada um vai precisar encontrar na rotina espaços de tempo para estar no trabalho, com a família e consigo mesmo. De modo especial, consigo mesmo. Isso porque muito do que colocamos sob o aspecto de autoconhecimento e autoconsciência depende do dedicamos para estar conosco. Esse espaço, esse tempo, é muito importante.

Cuide de você

É muito importante que você perceba quando e quanto tempo você quer estar com você mesmo. O tempo em que poderá exercitar sua espiritualidade, seu corpo, seu cérebro. Afinal, cuidar de nós mesmos é tão ou até mais importante que outras atividades da nossa vida. É nesse momento que você pode, por exemplo, programar seus afazeres do dia seguinte e, assim, ter um dia mais eficiente.
Quando cuidamos de nós mesmos, equilibrar outras áreas da vida, como o lado pessoal e profissional é muito mais fácil. E fazer isso é como uma arte. Os grandes artistas não produziam suas obras do mesmo jeito, eles produziam determinado objeto ou ação com um jeito especial, que foi sendo aprimorado com o tempo, sendo lapidado. A arte, de maneira geral, é assim. Então, equilibrar a vida nessas três áreas irá acontecer com o tempo, a partir da reflexão dos resultados que o individuo vai realizando.
E todos somos capazes de aprimorar nosso próprio ser. A única coisa que o ser humano tem em comum, porque todo o resto é diferente, se chama: 24 horas num único dia. O que nos diferencia é como cada um utiliza esse tempo. Quanto de foco nós colocamos em determinada situação, quanto de produtividade teremos nessas 24 horas. E não é produtividade no sentido de produzir mais para a empresa, mas de ser mais eficiente. É ir ao trabalho e focar no trabalho, é estar em casa e aproveitar cada segundo no momento presente. A partir daí, se o fizer de uma forma consistente, dia após dia, todo o restante irá fluir muito melhor: o trabalho, os relacionamentos familiares e até o convívio consigo mesmo. Você perceberá que não se trata de mais tempo, mas de conseguir utilizar o tempo que temos de forma mais inteligente, de uma forma mais sensata, mais eficiente.

Estar presente

Outra forma de manter o equilíbrio entre a vida pessoal, trabalho e consigo é quantificar e definir quantas horas por dia, por exemplo, iremos dedicar para cada situação. É claro que, em alguns momentos, a gente precisa dedicar mais tempo para determinada situação e menos para outra, mas faça isso.
Só você poderá medir o tempo que cada situação exigirá, mas perceba não só o tempo, mas a qualidade que você precisa dedicar também. Afinal, não adianta só estar em casa com a sua família, você precisa de qualidade com eles. Até porque, muitas vezes, é melhor você estar duas ou três horas por inteiro lá, prestando atenção nas pessoas, cuidando das pessoas, ao passar oito horas mexendo no seu smartphone ou assistindo tevê. Não adianta você estar em casa com a cabeça no trabalho, no trabalho com a cabeça em casa e assim em diante. Então, equilibrar isso é usar nosso tempo de uma forma sábia. Esteja presente.

Leve uma vida mais leve e saudável

Ao levar uma vida mais leve e saudável, você passará a viver de forma mais plena, com uma visão mais ampla, evitando perder-se nas listas das tarefas diárias. Por isso, planeje as suas atividades, concretize seus sonhos tomando as rédeas de sua vida e agindo com coerência na direção do que você realmente quer. Só assim você irá equilibrar sua vida pessoal, profissional e, ainda, ter um tempo precioso com você mesmo.

Posts relacionados