Dicas para superar a desmotivação

Primeiro, vamos deixar claro que desmotivação e depressão são duas coisas diferentes. Na depressão o indivíduo não encontra motivo nenhum para ação, não tem vontade para nada. É uma pessoa que acorda de manhã e não quer sair da cama para nada. Na desmotivação o que ocorre é, simplesmente, um desconforto, uma falta de interesse em realizar determinadas tarefas, porém, o individuo se mantém ativo, continua tendo a iniciativa de sair, passear, etc. O que o desmotiva e, então, gera desconforto é a falta de vontade de estar em determinado contexto, situação e local.

Superando a desmotivação

A primeira dica é olhar para a situação problema e identificar qual o fator que está desmotivando. Depois, trabalhar isso para resolver de forma definitiva. Até, porque, é perfeitamente possível resolver esse problema desde que você analise de frente àquilo que o incomoda e identifique suas causas. No trabalho, por exemplo, é comum um indivíduo que se sentiu injustiçado por algum motivo ou razão, retroagir na memória as experiências em que ele se achou injustiçado. Então, ele soma as antigas dores com as atuais e se desmotiva por completo porque, anteriormente, ele não vê uma saída para esse problema. Agora, se ele identifica esse fator e trabalha isso num processo de mentoria, por exemplo, onde é guiado e orientando a entender e reconhecer essa dinâmica, a pessoa volta a se motivar porque vai encontrar sentido e direção para àquilo. Afinal, todos nós precisamos achar um motivo que justifique estar em determinado local ou empresa que seja significativo e importante para nós, não é mesmo? E todos nós podemos e devemos encontrar isso, sempre. Quer ver só? Hoje você pode estar trabalhando apenas por dinheiro, mas encontra nisso a motivação de estar em seu atual local de trabalho porque sabe que esse dinheiro vai levar conforto, segurança e bem-estar para a sua família. De repente, é disso que você precisa.

Outra dica está no segredo dos quatro mais: mais felicidade, mais bem-estar, mais prosperidade e mais abundância. Esse segredo está vinculado à autoconsciência, ou seja, ao autoconhecimento. Sem conhecer a si próprio o individuo não tem opção de escolha, ele fica à mercê das emoções. A autoconsciência tem poder de dar para àquela pessoa a capacidade de assumir para si a responsabilidade do que acontece. Inclusive, sob o ponto de vista psicológico, tudo que acontece conosco é realidade criada pela nossa mente. Nós criamos nossa própria realidade interna e essa realidade passa a ser nossa verdade, então porquê não escolher o melhor e tornar nossos sonhos reais, não é verdade? No exemplo do chefe, à medida que você trabalha esse sentimento de mágoa e de injustiça dentro de você, você pode mudar sua postura diante daquele contexto e com novas atitudes, novas posturas e condutas mais profissionais, conseguirá mudar esse sentimento em seu local de trabalho e se manter motivado, afinal, você saberá o seu real valor quando acontecer aquele fato de novo.

Comece por você

Caminhe em direção à suas metas sabendo que o ambiente pode ser desmotivador, que gera desconforto, mas a grande parte do desconforto vem do próprio indivíduo, de como nós olhamos para a realidade. É como diz o ditado: ‘Eu não posso mudar o outro, mas posso mudar a forma que eu olho para ele’. No Núcleo Ser aplicamos diversos treinamentos para que você supere isso, para que você monte seu projeto de vida e encontre sentido para sua existência, buscando a autoconsciência para ter uma vida mais plena. Por isso, aposte em você e transforme sua vida!

Posts relacionados