Esperança – esperar e esperançar.

Certo dia, eu estava pensando sobre esse assunto em minhas reflexões diárias, e quero compartilhar aqui com vocês meu insight.

A palavra esperança está em dois verbos: esperar e esperançar.

A esperança no verbo esperar, é válida nas situações em que não temos nenhuma influência ou ação, direta ou indiretamente. Por exemplo: temos um familiar distante enfermo, pouco podemos fazer por ele. Podemos telefonar, orar, e nutrir a esperança de que ele logo melhore, mas não podemos “sarar” por ele.

Já no verbo esperançar, existe a expectativa, mas existe uma ação.

Então vamos falar sobre a esperança, não no sentido de esperar, que é passivo. Mas sobre esperançar, que é um movimento ativo.

Na situação atual do Covid-19, todos temos a esperança de que tudo passe logo, mas enquanto alguns estão em reclusão esperando, outros estão esperançando pelo bem-estar do próximo, pela sua própria segurança. Estão fazendo a sua parte – usando máscara, saindo apenas em situações de urgência e ajudando o próximo no que podem.

Essa é a esperança que podemos desenvolver em nossos corações. Não somos pontos isolados no universo, somos fios de uma grande teia.

Essa simples escolha em esperançar, ao invés  de esperar, nos torna protagonistas proativos e mais assertivos.

 

MAS COMO AGIR DESSA FORMA DIANTE A TAMANHO CAOS?

Em tempos como esses pelo qual passamos, ficamos agitados, como que “correndo atrás do próprio rabo”. É difícil vislumbrar uma saída. E é exatamente neste momento que é importante aprender a aquietar nossas emoções.

Isso é possível na maioria dos momentos, por meio da respiração e da meditação.

Te convido a uma breve reflexão:

Lembrando que esperança, nesse caso, podemos traduzir como esperançar, como algo em movimento, ativo.

  • Quais são as esperanças que você nutre? Talvez seja manter o otimismo, o bom humor, a alegria.
  • Qual deve ser a sua ação? A sua atitude para conseguir manter seu estado de humor saudável? Talvez seja buscar pelo equilíbrio emocional e não esparramar sobre o outro as suas insatisfações e ansiedade.

Desafiador? Sim. É possível? Sim.

Você já pensou que o outro pode estar vivendo a mesma situação que você?

Talvez a sua esperança presente seja reinventar o seu negócio, trazendo dinamismo, flexibilizando, adaptando-o ao novo momento e encontrando soluções certas.

Talvez a sua esperança hoje seja de poder recomeçar, com mais lucidez, aquele relacionamento que já foi tão bom. Começar do zero para poder fazer diferente e melhor. Afinal, todos nós merecemos construir um relacionamento com felicidade.

Ao esperançar por isso, como você precisa ser e agir? Talvez precise saber ouvir mais, encontrar formas mais gentis para expressar as suas necessidades, ou estar presente por inteiro nos momentos em que estiver com essa pessoa.

Esperançar por amar e ser amado.

Esperançar para aquilo que faça sentido para você!

Nutra as suas esperanças e fortaleça seus sonhos para viver uma nova realidade.

 

Um abraço, 
Dirce Katayama

 

 

Posts relacionados