Estou em uma relação tóxica? Confira 7 situações típicas em relações abusivas e como agir

Os relacionamentos tóxicos de alguma forma nos colocam para baixo, gerando tristeza, desconfiança das nossas capacidades mentais e até mesmo físicas. Esse tipo de relação não está necessariamente restrita a um vínculo amoroso. Ela pode ocorrer também na família, em amizades e no âmbito profissional.

Muitas vezes, quem passa por isso demora para se dar conta de que está em um relacionamento tóxico. Em outros, até percebe que a relação não é saudável, mas por motivos financeiros não consegue sair – sem falar quando existem crianças no meio.

Outras formas além da financeira é quando a pessoa, aos poucos, começa a podar sua liberdade e querer que você fique o máximo de tempo possível dando atenção somente às necessidades dela. Esse tipo de situação pode ser aplicada em relações familiares e de amizade.

E é muito comum não nos darmos conta de que estamos em uma relação tóxica, porque muitas vezes, no inicio da relação, acreditamos que a outra pessoa queria realmente o nosso bem, e com o passar do tempo, vamos nos acostumando às situações abusivas, como se fossem eventos isolados, mas que acontecem repetidamente.

Perceber e admitir que estamos em uma relação tóxica nem sempre é fácil.

Veja as 7 situações que podem ser consideradas tóxicas ou abusivas

  1. Eles se negam a assumir responsabilidade por seus atos. Em vez disso, encontram um jeito de culpar você por tudo que dá errado.
  2. Inicialmente essa pessoa parece carinhosa e atenciosa para atrair você, mas essa gentileza não dura muito tempo.
  3. O abusador menospreza os pontos fortes e minimiza as conquistas da vítima.
  4. Quando você discorda dele, ele a ataca.
  5. Ele dá desculpas para explicar seu comportamento destrutivo.
  6. Ele isola você de seus amigos e familiares, para que você fique completamente dependente dele.
  7. Eles impõem expectativas nada realistas a você e ao relacionamento.

Mas o que fazer, ao suspeitar, ou se dar conta que está em uma relação tóxica?

Em primeiro lugar é necessário avaliar melhor a situação. Para isso, às vezes é preciso uma visão externa. Amigos, familiares e profissionais especializados podem ajudar você a ver a situação de uma forma mais ampla, observar padrões de comportamento e apoia-lo diante da situação.

Se a decisão for terminar o relacionamento, procure fazer de uma forma segura, mostrando que você tem uma rede de apoio, para que o outro não se sinta impelido a usar de violência, ou intensificar os ataques.

Após o término, se dê um tempo para analisar o que houve de aprendizado com essa história. Podemos aprender com o que deu certo e com o que não deu certo também. Essa reflexão é importante para evitar que você acabe repetindo alguns comportamentos e entre novamente no mesmo tipo de relacionamento. Cuidar de si mesmo é o primeiro passo para uma nova vida.

Agora é possível reverter uma relação tóxica?

Acredito que para isso é obrigatório que ambos estejam decididos a mudar. E não é um processo fácil. Para que essa transformação aconteça é preciso uma análise profunda dos motivos que levaram os dois a conduzirem a relação para esse lado, e ressignificar crenças limitantes dos dois lados. É fundamental que os dois revejam quais suas formas de lidar com seus medos e inseguranças e como demonstrar amor e carinho.

* A lista foi originalmente desenvolvida pelo The Huffington Post e você pode acessá-la aqui.

Posts relacionados