Não se deixe desmotivar!

Primeiro, vamos deixar claro que desmotivação e depressão são duas coisas diferentes. Na depressão o indivíduo não encontra motivo nenhum para ação, não tem vontade para nada. É uma pessoa que acorda de manhã e não quer sair da cama para nada. Na desmotivação o que ocorre é, simplesmente, um desconforto, uma falta de interesse em realizar determinadas tarefas, porém, o individuo se mantém ativo, continua tendo a iniciativa de sair, passear etc. O que o desmotiva e, então, gera desconforto é a falta de vontade de estar em determinado contexto, situação e local.

Superando a desmotivação

A primeira dica é olhar para a situação problema e identificar o que está o desmotivando. Depois, trabalhar isso para resolver de forma definitiva. Até, porque, é perfeitamente possível resolver esse problema desde que você analise de frente o que lhe incomoda e identifique suas causas. No trabalho, por exemplo, é comum um indivíduo que se sentiu injustiçado por algum motivo ou razão, retroagir na memória as experiências em que ele está injustiçado. Então, ele soma as antigas com as atuais e se desmotiva por completo porque, anteriormente, ele não vê uma saída para esse problema. Agora, se ele identifica esse fator e trabalha isso num processo de mentoria, por exemplo, onde ele é guiado e orientando a entender e reconhecer essa dinâmica, ele volta a se motivar porque vai encontrar sentido e direção para aquilo. Afinal, todos nós precisamos achar um motivo que justifique estar em determinado local ou empresa que seja importante para nós, não é mesmo? E todos nós podemos e devemos encontrar isso, sempre. Quer ver só? Hoje você pode estar trabalhando apenas por dinheiro, mas encontra nisso a motivação de estar em seu atual local de trabalho porque sabe que esse dinheiro vai levar conforto, segurança e bem-estar para a sua família. De repente, é disso que você precisa.

Outra dica está no segredo dos quatro mais: mais felicidade, mais bem-estar, mais prosperidade e mais abundância. Esse segredo está vinculado à autoconsciência, ao autoconhecimento. Sem conhecer a si próprio o individuo não tem opção de escolha, ele fica à mercê das emoções. A autoconsciência tem poder de dar para àquela pessoa a capacidade de assumir para si a responsabilidade do que acontece. Inclusive, sob o ponto de vista psicológico, tudo que acontece conosco é realidade criada pela nossa mente. Nós criamos nossa própria realidade interna e esta passa a ser nossa verdade, então porque não escolher o melhor e tornar nossos sonhos realidade, não é verdade? No exemplo do chefe, à medida que você trabalha esse sentimento de mágoa e de injustiça dentro de você, pode mudar sua postura diante daquele contexto e com novas atitudes, novas posturas e condutas mais profissionais mudar esse sentimento em seu local de trabalho e se manter motivado, afinal, você saberá o seu real valor quando acontecer aquele fato de novo.

Comece por você

Caminhe em direção às suas metas sabendo que o ambiente pode ser desmotivador, que gera desconforto, mas a grande parte do desconforto vem de como nós olhamos para a realidade. É como diz o ditado: ‘Eu não posso mudar o outro, mas posso mudar a forma como eu olho para ele’. No Núcleo Ser aplicamos diversos treinamentos para que você supere isso, para que monte seu projeto de vida e encontre sentido para sua existência, buscando a autoconsciência para ter uma vida mais plena. Por isso, aposte em você e transforme sua vida!

Escrito por Gilberto Katayama

Posts relacionados