Porque somos inseguros com a nossa aparência?

O mercado da beleza é um grande negócio atualmente. Nossa cultura gira em torno da eterna busca da aparência perfeita. A maior prova disso é a quantidade de dinheiro que as pessoas gastam todos os dias para conseguir um cabelo mais bonito, produtos para a pele, os programas de perda de peso, roupas e cirurgias plásticas. Isso vale para homens e mulheres.

Existem pequenos detalhes que são absolutamente insignificantes mas insistimos em ver defeitos. A questão está na energia que colocamos aí. Isso irá determinar a infelicidade ou não sobre àquilo. Recentemente, conversei com uma pessoa que achava que estava ficando careca porque tinha umas entradas no cabelo. O problema, na verdade, não era a entrada no cabelo, era de auto aceitação. Ele não estava se aceitando como ele era. De fora, não era um problema significativo. Quando ele percebeu isso, deixou de fazer sentido, de ser um problema. Não se sentir bem com a sua própria aparência é um problema que pode levar o indivíduo a sérios riscos.

Então, se você tem algo que considera um defeito físico olha para isso e veja o quão importante isso realmente é. Converse com um bom profissional sobre isso. Se for algo que pode ser corrigido, como um procedimento estético, faça. Veja quais são as consequências e, se valer a pena, faça. Às vezes, você vai se submeter a um risco desnecessário que pode gerar um sofrimento não só para você, mas para as pessoas que você se relaciona.

Mas esteja atento porque isso acaba virando uma paranoia em busca do corpo perfeito. É aí que a pessoa passa a fazer uma série de intervenções cirúrgicas, gasta rios de dinheiro e o que vai acontecer é que a ela vai ficar mais deformada e infeliz. Por isso a importância de se falar com um profissional. Tem um equilíbrio entre aquilo que realmente é saudável e aquilo que é um exagero. De repente, perguntar para as pessoas ao redor o que é saudável e o que é exagero é um bom sinalizador. Considerar essas opiniões pode valer a pena, o importante é saber de quem é essa opinião que você está levando em consideração.

Como melhorar a confiança em relação a aparência?

Olhe para fora: Quantas pessoas possuem essa característica mais ou menos parecida com a que te incomoda? Você, certamente, perceberá que não estará sozinho e que existe muitas outras pessoas na mesma condição. Você pode conversar com elas e ver como elas lidam com isso.

Olhe para as outras características positivas que você tem: Ao colocar o foco em outras características positivas você vai perceber que possíveis imperfeições são irrelevantes perto de todo o resto e o quão incrível você é.

A infelicidade com a aparência, no geral, tem a ver com a auto aceitação do corpo e emocional. O que acontece é que a característica física dispara no indivíduo determinada emoção. De repente, é essa emoção que você não quer mais e se você aprende a lidar com essa emoção essa característica física deixa de ser um problema e ela pode se tornar um grande aliado. A mentoria do Núcleo Ser pode te ajudar nesse desenvolvimento. Olhar para o aspecto emocional é um ponto importante e você precisa cuidar disso.

Posts relacionados