Qual a melhor forma de liderar?

Não existe uma fórmula mágica com um manual de liderança. Isso porque existem muitas definições e conceitos do que é, de fato, ser um líder. O líder é aquela pessoa que gera um campo de influência no ambiente em que está, de diversas formas.

Existem líderes mais autoritários e aqueles que agem pelo exemplo, levando as pessoas para certa direção. Se você imaginar um cenário dentro de uma empresa, o líder influencia as pessoas as redor para que sigam uma direção pré-determinada. De uma forma bastante ampla, isso é ser um líder, mas existem muitas formas de liderar e exercer esse papel.

Podemos ser líderes autoritários que cativam as pessoas pelo envolvimento e trazem harmonia para dentro de um time. O outro tipo de líder sai na frente, dá o exemplo e com esse exemplo ele leva as pessoas. O líder mais estrategista olha as pessoas, define seus movimentos e gera influência.

Como podem ver, existem várias formas de liderar e não há métodos mais corretos que os outros. Em determinado momento você precisa ser mais diretivo, em outras precisa aprender a delegar e desenvolver a atividade. A cada momento e a cada situação é exigido algo diferente desse líder. Qual seria então o líder mais próximo do ideal? É quem tem a flexibilidade de trafegar por essas formas de liderança e não  achar que existe uma fórmula certa.

Posts relacionados