Três passos simples para desenvolver sua inteligência emocional

Um indivíduo emocionalmente inteligente é aquele que consegue identificar as suas emoções com mais facilidade. Ser emocionalmente inteligente é ter a capacidade de compreender e gerenciar os próprios sentimentos, assim como o sentimento dos outros. Confira, abaixo, três passos simples que vão te ajudar a desenvolver sua inteligência emocional!

Reconheça aquilo que está sentindo

Reconhecer aquilo que você está sentindo é o primeiro passo para adquirir inteligência emocional. Perceba que, entre estar triste e estar magoado, há uma diferença muito grande. Por isso, perceba o seu sentimento. Há pessoas que quando perguntamos “como você está?”, respondem “estou mal”. Mas qual o sentimento?

Dê o direito de sentir o que quer que seja

Se dê o direito de perceber  o que está sentindo. Somos seres emocionais, crescemos e evoluímos por meio da emoção – e cada emoção nos traz um sentimento sobre as nossas necessidades. Por exemplo, quando sentimos inveja, acreditamos que não vamos conseguir ter aquilo que o outro tem. Entendendo esse sentimento, você vai analisar e criar metas para alcançar aquilo que tanto almeja.  Portanto, todos os nossos sentimentos nos trazem uma mensagem. Você tem o direito de senti-los!

Aprenda a expressar e a liberar a energia desse sentimento

Depois de se dar o direito de sentir, reconheça esse sentimento e libere-o da melhor forma. Por exemplo, quando reconhecer que está com raiva, negocie com você mesmo a melhor forma de liberá-lo. Avalie a situação: se estiver no trabalho, por exemplo, vá ao banheiro e grite em pensamento. Se estiver triste, chore.  Libere as energias dos sentimentos na hora apropriada.  Coloque para fora, use a inteligência a seu favor, alivie suas cargas e deixe sua mente liberada para pensar com clareza, mas sem se prejudicar com isso.

Posts relacionados