Como vencer a preguiça?

TRÊS PERGUNTAS PARA VENCER A PREGUIÇA!!

“Segunda-feira eu começo a academia!!”. Essa frase é dita milhares de vezes por pessoas em todo o mundo… Mas quantas pessoas realmente colocam isso em prática na segunda?

Como não queremos parecer fracos ou desmotivados, rapidamente arrumamos justificativas: “Não deu tempo…”; “Acabei me atrasando…”; “Amanhã eu vou…”.

Quem nunca se viu nessa situação, que atire a primeira pedra!

Agora, o que será que existe por trás de comportamentos como esses? Porque temos preguiça de começar ou dar continuidade a algo que começamos?

Podemos analisar isso de uma forma mais superficial, atribuindo a preguiça à falta de comprometimento, ou simplesmente comodismo. E esse tipo de analise gera críticas e soluções imediatistas como: “Você precisa se comprometer mais..” ou “Saia da zona de conforto!!”. Se fosse tão fácil assim…

Na minha experiência, tenho percebido que PREGUIÇA nem sempre tem a ver com falta de comprometimento, nem falta de interesse. Preguiça tem a ver com MEDO! Medo de não ser bom o suficiente, medo de perder, medo de se frustrar…

Nós temos em nosso inconsciente um mecanismo que tenta nos proteger de dores e frustrações. No entanto essa forma de nos proteger gera comportamentos que vão em direção oposta de nossos objetivos. Como se dirigíssemos com um pé no acelerador e outro no freio ao mesmo tempo. Pode parecer estranho, mas pense em algo que você tem preguiça de fazer como atividade física, arrumar o guarda roupas ou finalizar um relatório importante.

Agora se faça essas 3 perguntas:

  • O que você perderia, ou gastaria para realizar essa tarefa?
  • Se sente plenamente capaz de fazer isso da forma que imagina que tem que fazer, e no prazo necessário?
  • O que você ganharia ao atingir esse objetivo? Parece que vale a pena o esforço? Se sente realmente merecedor desse ganho?

Observe suas respostas a essas perguntas e veja se fica mais fácil de perceber qual é o MEDO que está gerando a preguiça.

Muitas vezes a identificação de um MEDO inconsciente já traz consigo a solução.

Avaliar se o empenho imaginado irá gerar a recompensa desejada é um bom inicio. A seguir, perceba com sinceridade se você tem as habilidades necessárias para executar a tarefa em um padrão aceitável de qualidade. Se lhe faltar habilidade, saiba que só se desenvolvemos habilidade fazendo. Adeque suas expectativas de resultados imediatos para um prazo um pouco maior e comece a praticar.

Não se sente merecedor? Então precisa trabalhar melhor sua autoestima. Isso irá trazer luz para o real problema que vinha gerando a preguiça.

Descobrir a causa raiz do problema nos ajuda a buscar a solução mais efetiva e que gera menos sofrimento!

E se precisar de ajuda, conte comigo!!