Tudo o que você tem é o agora

Quando a mente viaja para o futuro, ela pode trazer caos ou encorajamento para vivermos o momento presente. Hoje vou te fazer um convite a uma viagem: como seria se você entrasse no túnel do tempo?

Experimente ir para o futuro e se veja tendo uma vida próspera e feliz. Vendo isso, como seria viver o momento agora?  Agora, se imagine tendo uma vida miserável e solitária. Nessa outra situação, como seria viver o momento agora?

Nessa viagem no túnel do tempo, o que determina se você vai ver uma vida feliz ou uma vida miserável é como você está se sentindo nesse exato momento, no momento presente.

 

Por que isso?

Se há no seu passado coisas que não saíram como você imaginava, você fica preso naquele momento. Consequentemente, ficará lamentando o passado em vez de enxergar o que realmente está acontecendo no agora. Desta forma, perpetua a dor do que poderia ter sido e não foi”.

Sendo assim, contaminamos o presente com as sensações do passado e projetamos o futuro de forma não ok, porque achamos que o presente não é bom. Olha que armadilha!

Outro cenário possível é aquele onde criamos uma esperança” no futuro e, novamente, negamos o que está acontecendo no agora.

O momento presente é o único espaço em que podemos mudar o rumo de nossas vidas, realizar os nossos sonhos e ser mais felizes. Mas por termos tão pouca afinidade com o momento presente, parece que tudo isso está no futuro e não no agora. É como se mudar o rumo da minha vidafosse um plano do futuro, mas na verdade isso precisa começar agora, certo? Então, fica claro que o importante é aprender a permanecer no agora, que é o único lugar onde podemos de fato mudar o rumo de nossas vidas.

 

Então como viver em estado de presença, no agora? Primeiramente, é preciso entender que confundimos muito viver a vidacom ver as situações de vida”.

As situações de vida têm seu passado, presente e futuro, além de experiências e sonhos. Elas vêm no aspecto racional mental, são fatos, eventos e acontecimentos que passaram – e podem estar cheias de problemas.

A minha vida só existe no momento presente.

A minha vida vem do meu SER que, neste momento, está incorporado nesse corpo físico experimentando essa dimensão e vivendo essa experiência.

A sua vida é o que está acontecendo momento a momento, a cada fração de segundo, e não ontem ou amanhã. Neste exato instante o que realmente está ocorrendo? Você está lendo esse texto. Neste exato instante existe algum problema?

Pergunte-se: o que está acontecendo com comigo nesse exato momento? Mas não faça nenhum julgamento, apenas observe. Para estar em estado de presença, não podemos estar com a mente no passado nem no futuro.

A prática da meditação nos ajuda a estar no momento presente, enraizados no nosso corpo, e com o tempo podemos percebemos com maior clareza quando estamos com a mente divagando e alienados do agora.

Lembre-se: no agora é o único momento que posso fazer alguma coisa, mudar o rumo da minha vida, ir atrás dos meus sonhos e me relacionar com o outro.

Um abraço, 
Dirce Katayama

 

 

Posts relacionados