Você sabe a diferença entre: Relaxamento, Mindufulness e Meditação?

Para quem já me conhece, sabe que eu sou uma apaixonada pelas práticas de meditação, além  de estudar muito sobre o assunto, eu realmente pratico diariamente.

Mas sabe, sempre me incomodou a crença de que para meditar era preciso estar num lugar silencioso e ter pelo menos meia hora durante o dia. Na maior parte do tempo, não temos disponíveis esses dois fatores: tempo e silêncio.

Por isso, eu desenvolvi uma forma própria, minha, de meditar durante 3, 5, ou 10 minutos, durante o dia, na correria do cotidiano, de forma prática!

Você pode estar se perguntando: Dirce, como você faz isso? Eu também quero!Sim, me disponho a ensiná-lo com todo amor do mundo. Mas como para tudo aquilo que fazemos bem, é preciso: prática!

Com a prática, você, assim como eu, conseguirá atingir níveis altos de meditação, mesmo se estiver num dia corrido.

Antes de mais nada acho importante você entender a diferença entre esses 3 estados: Relaxamento Consciente, Mindfulness e Meditação.

 

RELAXAR

é aprimorar na sua autopercepção.

O Relaxamento consciente promove a autopercepção. É o primeiro passo, pois  sem autopercepção não é possível praticar o mindfulness e muito menos meditar.

No relaxamento consciente você pratica perceber as partes tensas e também soltá-las. É a base de tudo. É um se dar conta de sisobre o aspecto  do corpo físico, emocional e mental.

Sem relaxamento consciente não conseguimos entrar na prática da meditação, o relaxamento  é o preparo, o mindfulness é o preparo.

 

MINDFULNESS

é a atenção plena.

Você de alguma forma já treinou no relaxamento, porém mais focado em seu corpo físico, na sua respiração. Olhar cada coisa dentro de você e no seu entorno, momento a momento, de forma amistosa. Sem negação, sem julgamento.

No mindfulness a mente / o pensamento é direcionado para a percepção das suas próprias sensações. O pensamento continua existindo, porém na atividade que ocorre momento a momento. A mente diminui seus pensamentos sobre indagações, argumentações, certo ou errado, passado/futuro, medo etc.

Na indução criativa, quando você segue o que está sendo falado, a mente está construindo imagens, fazendo percepções das próprias sensações, reconhecendo as capacidades e fazendo correlações entre as evidências de fatos passados com o momento presente. Porém é uma atividade, momento a momento, do aqui e agora.

E aqui vou fazer um parêntese: quando estou fazendo um plano para o futuro, um projeto de vida por exemplo, isso é uma atividade do momento presente e focado em uma melhoria futura.

Na divagação da mente – para o futuro – os pensamentos vem acompanhado dos e se”,

quando isso acontecer”, são histórias que conto a mim mesmo sobre as ansiedade, medos, culpas, incertezas do passado, sem foco e muitas vezes acompanhado de julgamentos e medos.

 

MEDITAÇÃO

é a qualidade de sua consciência na observação.

Momento a momento, observar o seu corpo físico, observar o seu corpo mental, observar o seu corpo emocional com muita consistência (Estado de Presença do SER). E então você se torna também consciente desse observador interno esse é o despertar a Consciência do Eu Observador. Você está ciente que está observando o observador – e não mais as sensações, as emoções ou os pensamentos, tudo o que estava sendo observado desaparece.

O estado meditativo é algo que acontece em você, não é possível forçar para entrar nesse estado como fazemos por exemplo com um esporte, ou uma performance física.

Meditar é um estado de consciência pura, sem conteúdo. Parece muito complicado, mas não é, basta praticar! E creia, se eu posso, você também pode!

Por isso, se você sente que esse estado de meditação pode fazer diferença na sua vida e você quer aprender de forma prática, fica aqui meu convite:

 

Estou fazendo Lives de meditação no instagram @nucleosertreinamentos de domingo a sexta-feira, às 22h. Praticamente todos os dias!

 

O objetivo é compartilhar com você essa minha experiência  e ajudá-lo a navegar e a  crescer nesses espaços de autopercepção.

Para assim, ter mais paz, mais tranquilidade, ou seja, ser mais feliz!

 

E ai, topa? Te espero lá!
Um carinhoso abra
ço,
Dirce Katayama

 

 

Posts relacionados