3 dicas para você assumir o controle da sua vida

Já percebeu que, na maioria das vezes, quando alguém diz que temos que fazer algo, como se fosse uma obrigação imutável, uma verdade absoluta, a gente tende a ficar desconfortável com aquela situação e nem querer fazer o que foi proposto? Agora, quando queremos fazer algo, é até difícil alguém tirar isso da nossa cabeça.

Pois bem, a verdade é que, no nosso dia a dia existem muitas tarefas que, de fato, temos que fazer. Por exemplo, acordar de manhã, escovar os dentes, tomar banho, trabalhar, enfim. Existem coisas no nosso cotidiano que estão nesse formato. E por você perceber isso dessa forma, gera um incômodo em si. Estando desconfortável, com certeza sairá disso com algum problema, porque psicologicamente você está obrigado e não quer estar naquele ambiente ou situação fazendo determinada tarefa.

Vou te contar uma curiosidade que pode ser a chave para que se livre desse sentimento quando essas situações aparecerem no seu dia a dia. Bom, se você não quer estar ali seu inconsciente identifica que você está sob ameaça, sabendo disso ele te tira do contexto. Vai fazer com que se machuque e largue aquilo que tem que ser feito ou vai fazer algo para sair daquele espaço. Essa é a realidade. Tem coisas que desejamos e outras nem tanto. E tudo que você tem que fazer tem também um objetivo, um propósito. Quer um exemplo? Você escova os dentes para evitar o mau hálito e manter uma boa saúde bucal. Por isso, os pais ensinam isso às crianças porque, de fato, tem que ser feito. Isso não significa que é agradável. Mas perceba que, enquanto a criança ou o adulto escovar os dentes só pela obrigação, irá fazer isso mal feito e, apenas quando quiser fazer aquilo, o fará bem feito. É assim em praticamente tudo em nossa vida. Sempre que você estiver nessa situação, pare e pense nos motivos. Mude para o pensamento de que você quer fazer aquilo, estar ali, ache o propósito. Isso você só encontra em si, e a partir daí você assume o controle da sua vida e da situação que a envolve.

Como fazer isso?

1) Primeiro, reconheça que existe algo a ser feito atribuído a você, cabe a você fazer.

2) Reconheça e assuma a obrigação. Seja porque só tem você para fazê-la ou pelas suas competências mesmo, mas faça e assuma.

3) Escolha fazer determinada tarefa. Quando você toma essa decisão, sai da obrigação. No momento que você dá o comando interno, o teu estado interno muda, o conflito desaparece e a paz interior reina para que você execute determinada tarefa. Assim, você terá um resultado bom e prazeroso. Desde as coisas mais simples até as mais complexas.

Na vida existem as duas coisas: a obrigação e o desejo, cabe a você assumir esse controle da sua vida. Lembre-se sempre que, estamos falando da sua vida e você não apenas precisa, como deve protagonizá-la.

Por Marcelo Katayama