5 dicas para você superar a auto sabotagem

A autossabotagem é um comportamento complexo e bastante comum. Ela, pelo próprio indivíduo, não o permite seguir suas próprias metas de vida. Para superar isso, é importante a gente prestar atenção no real desejo por trás disso. Por exemplo, ao estabelecer que minha meta é trocar de carro. O carro é um pedaço da história, mas ele não é a história inteira. Muitas vezes o que está por trás de trocar de carro não é apenas o conforto e segurança, mas uma questão de status e coisas do gênero. O que está por trás de cada meta é aquilo que, de fato, precisamos olhar. É aí que conseguimos resolver o problema da autossabotagem.

Quando o indivíduo sabe o que há por trás da meta dele, tem clareza disso, é pouco provável que ele se sabote na busca dessa meta. Agora, quando estabelecemos um objetivo e não olhamos para o real motivo que buscamos com aquilo, a tendência é que, em algum momento, a gente se mantenha na zona de conforto por conta de muitas razões, seja o medo, o desconforto etc. E, então, a motivação não será tão forte quanto o medo de agir sob essas circunstâncias. A gente deixa de agir só porque pensamos que a dor de fazer será maior que o benefício da ação. Ou seja, a sabotagem acaba surgindo, muitas vezes, quando não temos muita clareza de qual é o real objetivo por trás daquilo que estamos procurando.

Olhe por de trás de suas metas

A solução é bastante simples, mas vai exigir um esforço seu. Busque, sempre, o real motivo de seus propósitos e olhe para eles. Só assim você irá identificar aquilo que te sabota e não haverá nada maior que sua vontade e determinação para vencer qualquer obstáculo na sua vida. Assim, esse sabotador que pode vir a morar em você deixará de fazer sentido.

Muitas vezes, não conquistamos uma meta porque ainda tem um ponto negativo a conquistar. Por exemplo, uma pessoa que quer emagrecer e estabelece um determinado peso a ser perdido. Quando ela começa a chegar perto desse número ela começa a enxergar algumas crenças conflitantes, como “agora que eu estou emagrecendo, estou chamando mais atenção”. A pessoa precisa lidar com essa nova realidade. Se ela não aprende a lidar com essa realidade, a tendência é de voltar ao peso antigo. Perceba que esses sabotadores são subliminares em nossa mente, é algo que precisamos ficar de olho e conhecer o motivo por trás de cada meta para resolvê-los.

Tenha clareza sobre tudo em suas metas

Outra dica é, ao estabelecer suas metas de vida, liste de forma clara quais os prazeres e benefícios que terá com ela. Liste desde os prazeres imediatos aos de curto, médio e longo prazos. Você pode e deve projetar seu futuro, mas viva o hoje. Liste também as possíveis dores que possam vir. Assim, você pode prevenir e substituir a dor por um prazer de intensidade equivalente ou maior, antes que seja pego por sua mente sabotando.

Se tiver medo, vá com medo mesmo

A maioria dos medos existem apenas no campo fértil da nossa imaginação. Nos esquecemos que todas as experiências têm algo a nos ensinar. Sejam elas sobre o que fazer ou o que evitar, mas todas ensinam algo.

Se você quer enfrentar e vencer seus medos, olhe para você mesmo e descubra uma razão forte o suficiente para te dar força e determinação para enfrentar qualquer obstáculo e conquistar seus objetivos. Mas, se ainda assim, o medo persistir, vá com medo mesmo. Este sentimento tem pouca resistência e desiste fácil. Quando você levanta e age, antes de chegar no meio do caminho ele já desistiu e te deixou livre para seguir em paz, mais confiante e com a fé renovada. Confie em você e siga em frente.

 O tempo é agora!  
Não espere a motivação vir para superar a autossabotagem. A hora é agora, por isso, adote neste instante o hábito de entrar em ação após definir seu objetivo de vida. Quando você começa a agir com foco no positivo, sua motivação aumenta e novos caminhos começam a se revelar para você. Algumas pessoas acreditam que só devem agir quando alcançarem o máximo de conhecimento e preparo sobre sua meta e, então, procrastinam esperando um amanhã ideal que nunca chega. Não trave sua história nesse ponto, seja perseverante.

Ações geram resultados

Agora, sua missão é agir sobre suas metas de vida. Dê início em seus projetos, ainda que seja devagar, mas caminhe rumo aos seus objetivos e, se as coisas ficarem difíceis, não tenha vergonha de pedir ajuda. No Núcleo Ser temos treinamentos para te ajudar a retomar os trilhos da sua vida.

Por Marcelo Katayama