6 dicas para superar a pressão e o estresse do dia a dia

Vivemos sob pressão a partir do momento que nascemos. O meio externo gera sob o organismo recém-nascido uma pressão. Para lidar com ela, esse organismo desenvolve uma reação chamada estresse, e é onde todo o desconforto começa.

Toda situação que nos coloque em contato com outras pessoas, como o trabalho, escola, relacionamento etc., nos deixa sujeito ao surgimento de pressões psicológicas ou situações limite ocasionados por influências externas. Por isso, é importante a pessoa estar vigilante para perceber se além da pressão externa ela não está acumulando cobranças internas. Por exemplo, pessoas detalhistas, perfeccionistas e que não lidam bem com erros costumam viver em constante cobrança consigo mesmas. Esse hábito resulta em mais cobrança e uma maior carga de estresse e cansaço em sua vida.

É preciso pensar e considerar qual é a importância da aprovação externa em sua vida para que o desgaste da pressão seja diminuído. Mas é preciso mais atenção ainda para o esforço constante na busca pela satisfação do outro, o que denota uma total insegurança do indivíduo e também piora a situação.

Evitar o estresse não é tarefa fácil, ele pode surgir em decorrência do excesso de pressão e cobrança, mas só você pode superar isso e, para fazê-lo, pode tomar algumas iniciativas.

Não se cobre tanto
Fique atento para cobranças em excesso. Muitas vezes elas podem partir de você e não do outro. E quando partem do outro se tornam uma pressão insustentável em você. Diante de muita cobrança você poderá sentir desânimo, falta de força e de estímulo para cumprir o que lhe foi atribuído.

Analise a importância do outro
Algumas pessoas podem ter atitudes ou palavras que nos desagradam e irritam. Para lidar com elas, pense sobre o tamanho da importância exercem na sua vida e se vale a pena gastar o seu tempo e se estressar com o que foi dito. Considere que podem haver outras questões mais importantes para esquentar sua cabeça do que com um comentário maldoso.

Acredite em você hoje e sempre
Se te confiaram determinada função é porque você tem capacidade para exercê-la e ponto. Não duvide de você. Pessoas inseguras sofrem muito quando pressionadas, pois questionam o tempo todo se vão dar conta daquilo ou se tem condições de resolver o problema. Isso não ajuda ninguém, muito menos você.

Reconheça suas ações
Seja uma atitude positiva ou nem tanto. Avalie seu comportamento sobre o que você pode fazer de novo e o que pode tentar fazer em um outro dia. Cada momento é único e uma oportunidade de aprendizado. Agradecimentos e desculpas fazem parte disso.

Cuide-se
Não é apenas importante, mas necessário ter momentos de prazer. A vida é muito mais feliz quando a levamos de uma forma mais leve. Se desligue dos problemas, relaxe. Ao fazer isso, você voltará com a mente muito mais ativa e com o corpo preparado para um dia muito mais produtivo de trabalho. Quando nos afastamos dos problemas, conseguimos vê-los por outra ótica e encontrar novas soluções.

Conheça a ti mesmo
Todos temos limites, você precisa conhecer os seus. Ninguém é tão forte a ponto de aguentar tudo e nem tão fraco a ponto de não dar conta de nada. Portanto, se existem situações que estão além do seus limites, reconheça e peça ajuda para as pessoas próximas.

Por Gilberto Katayama