Autoconhecimento e a ilusão do conhecer-se

Hoje me veio à mente que muitas vezes vivemos a Ilusão do autoconhecimento e não o verdadeiro sentido do autoconhecer-se. Esta percepção foi feita observando as atitudes das pessoas, e, obvio as minhas em relação a esse tema. O que pude observar é o quanto nós nos iludimos quando pensamos ou dizemos “eu me conheço por isso posso escolher”.

Será que eu me conheço mesmo, ou estou apenas usando a mente, com suas distorções, para evitar uma determinada situação? Por ex.: Você tem uma festa na qual acredita que encontrará um desafeto seu. Nesta situação o pensamento pode ser este: “Eu me conheço, embora queira muito ir, posso escolher não me confrontar com ele.” Isto é conhecer a si mesmo? A questão é se isto é uma escolha ou uma fuga bem justificada.

Pegando o exemplo acima autoconhecimento seria:

– Perceber o desconforto provocado pela possibilidade de “ir a festa
– Discernir no diálogo interno, que surge ao mesmo tempo desse desconforto, os pensamentos que são oriundos de um centramento interno daqueles que são reacionais. A partir dessa observação interna e análise, decidir se realmente irá ou não a tal festa.

A autopercepção permite observarmos a nós mesmos, a reflexão sobre essa observação possibilita escolher conscientemente a atitude a ser manifesto.

Autoconhecimento é saber, e, saber que sabe o que está acontecendo com você no âmbito do corpo, da mente e do sentimento.

Então você realmente se conhece? Ou vive a “ilusão do autoconhecimento”.

Pense Nisso!

crédito imagens: Istock