Três exercícios simples que ajudam a controlar sua ansiedade

Por que ficamos ansiosos? A ansiedade é um estado que atingimos pela soma do medo, apreensão, insegurança e até mesmo por uma espécie de angústia de que algo ruim poderá acontecer a qualquer instante. Por conta disso, a ansiedade muitas vezes atrapalha nosso cotidiano, nossa concentração, qualidade de vida e até mesmo nossa saúde.

Há muitas atividades que ajudam a controlar a ansiedade, como um acompanhamento psicológico, a prática regular de exercícios físicos e uma boa alimentação. Existem alguns exercícios, no entanto, que são bastante simples, rápidos e que você pode utilizar naqueles dias em que a ansiedade aparece sem ser chamada.  Confira três exercícios simples que podem ajudar a controlar esse estado ansioso:

Resolva uma questão por vez

A ansiedade é gerada porque nossa mente não fica presente no que está fazendo no momento, parte do pensamento está preocupado com o que vai acontecer no futuro.  Na hora em que você está executando uma tarefa, seu pensamento está processando outra atividade. Concentre-se naquilo que você está realizando naquele momento, foque em uma atividade por vez.

Respire melhor

Sabemos que não é fácil se concentrar e que os pensamentos e preocupações invadem nossas mentes a todo instante. Para evitar que isso aconteça, um exercício muito importante é a respiração. Respirando profundamente você consegue voltar sua atenção para o que estava fazendo inicialmente, consegue dominar sua concentração. Pare, respire, inspire. Repita esse exercício duas ou três vezes para voltar a desempenhar suas tarefas.

Identifique riscos e alternativas

A ansiedade também está muito ligada ao medo ou algo que você teme que possa acontecer futuramente. Nestas horas, você deve parar e se questionar: do que tenho medo? O que tanto me ameaça? Uma vez identificado, prepare-se para evitar que aquilo, de fato, se torne um problema. Pense conscientemente na situação e analise com cuidado. Identificar os riscos conscientemente e as alternativas para resolver essa questão que te incomoda já causa um grande alívio.

Posts relacionados