Você é um autossabotador?

Você já deixou de fazer alguma coisa que sabia que era importante fazer ou já se atrasou para algum compromisso mesmo estando pronto ou não tendo nenhum problema externo? Então, nós precisamos falar sobre isso: por que você está se prejudicando, mesmo quando sabe qual seria o resultado?

Quando falamos sobre autossabotagem, identificamos o erro no outro e não em nós. Olhar para esse comportamento negativo em nós mesmos é um pouco mais difícil. Mas, ainda que não esteja notando, quando você se autossabota atrasa sua vida de diversas formas. Por isso, vou te ajudar a entender sobre esse comportamento para que o identifique em seu dia a dia e elimine isso da sua vida.

Como isso funciona?
Quando temos um objetivo, tomamos a iniciativa dentro de nosso plano de ação para alcançá-lo. Se você tiver as competências e os recursos necessários você sai do ponto de onde não tem o resultado e vai atingi-lo. Esse é o processo. E é no meio desse movimento que podem aparecer aspectos psicológicos inconscientes que te desviam do seu foco. É aqui que você precisa ter atenção, porque são esses aspectos emocionais inconscientes que chamamos de sabotador. Isso porque você tem o objetivo a ser atingido e não conseguiu porque alguma coisa em você mesmo interfere.

Esses aspectos psicológicos que aparecem normalmente quando você vai tomar uma atitude, te dão uma sensação, um sentimento e um pensamento negativo. Então, no momento que você perceber que foi em direção ao seu objetivo e algo te parou, se você procrastinou, deixou para fazer depois ou arranjou uma desculpa, você tem que perceber neste momento qual foi a sensação, o sentimento e o pensamento que surgiu naquele instante, porque aí você identifica o sabotador. É muito importante olhar o que está por trás desse sentimento.

Se você consegue perceber o momento exato que se sabota, olha para si, identifica o que te trava e dá um passo à frente, rumo ao seu objetivo, você também supera o sabotador dentro de você. Agora, se percebe a limitação e não consegue dar o passo seguinte, você vai ter que trabalhar isso para eliminar esse sabotador.

Ninguém procrastina porque quer procrastinar, ninguém deixa para depois porque quer deixar, principalmente, se tem um objetivo. Se tem um objetivo, uma meta significativa, e para no meio do caminho é porque alguma coisa está acontecendo. É um fator psicológico que está cruzando o meio do caminho. Se tem um pensamento de “sou obrigado a fazer tal coisa”, esse pensamento já é sabotador porque se você só tem isso e só está obrigado a fazer alguma coisa, não é um desejo, uma disposição. Aí você não quer mesmo. Então, nesse caso, a forma como está vendo aquilo que tem que fazer, por si só, é sabotador. Queira estar ali e você estará no comando da situação.

Lembre-se sempre: Quando não conseguimos identificar e solucionar um problema sozinhos, pedir ajuda é fundamental. No Núcleo Ser Treinamento, por exemplo, temos mentorias guiadas para isso, mas não deixe de assumir o controle da sua vida se sabotando.

Por Gilberto Katayama