Você sabe a diferença entre conhecimento e sabedoria?

Você sabe o que é conhecimento e sabedoria? Descubra como adquirir essas dádivas com experiências do seu dia a dia, inclusive com seus erros!

Conhecimento é a análise de informações, experiências e aprendizados que adquirimos de nossas experiências. Já a sabedoria está no modo como utilizamos esses conhecimentos adquiridos ao longo da vida, em como o aplicamos em nosso dia a dia.

O que eu quero dizer com isso?
Um bom exemplo disso é quando você entra para praticar um exercício. Antes de tudo, você observa o passo a passo, mira o resultado que tem que chegar, e vai observando como tem de chegar e a forma para fazê-lo. Então, aí, você desenvolve um conhecimento cognitivo, mas não adquire a sabedoria porque não absorveu a essência. Você só adquire sabedoria quando, de forma prática, consegue utilizar o conhecimento adquirido para tornar sua vida mais equilibrada, coesa, prazerosa e útil.

Somos frutos das escolhas que fazemos e elas estão baseadas no nível de conhecimento a respeito de determinado assunto. Passamos a adquirir sabedoria a partir das experiências que temos. Sejam elas de erro ou acerto. Por isso, cada momento é uma oportunidade de conhecimento e a prática disso te leva à sabedoria.

Praticar conhecimento para ser sábio
É como participar do Leader Training (saiba mais sobre o treinamento aqui) e, simplesmente, sair de lá sabendo que participou das dinâmicas, mas não praticar aquilo no dia a dia. Sem prática, ao longo do tempo, o que foi aprendido se perde porque ficou apenas como conhecimento e não sabedoria. Por isso, aplique cada aprendizado no seu dia a dia. E aí vai perceber o quanto tem de potencial e limitação para resolver as questões da sua vida. A partir do momento que observa suas competências, pratique para aperfeiçoá-las e, ao ver suas limitações, pratique também para superá-las. Tenha novas experiências para ampliar esse potencial. Quem quer ter sucesso na vida, precisa experimentar cada momento como se fosse único, viver experiências, avaliar os resultados e consequências. E quando der errado, volte e faça de novo para adquirir novas competências e alcançar os resultados positivos que almeja.

Escrito por Gilberto Katayama