Dicas para lidar com a imperfeição

Existe uma frase do Anthony Robbins dizendo que “tudo que existe pode ser melhorado”. Então, perfeição não é um ponto a ser atingido, mas uma forma de encarar o processo. Se tudo que existe pode ser melhorado eu vou estar sempre cheio de imperfeições. Tudo que eu fizer pode ser melhorado vai sempre me por numa posição de imperfeito. A pergunta é: Como é que eu lido com isso então? Como posso extrair o meu melhor a cada instante?

Se tudo que eu fizer pode ser melhorado a chance de ser perfeito é zero. Até, porque, ainda que eu faço melhor isso pode ser melhorado. Então, como lidar com isso? Uma forma muito legal de encarar isso é perceber nossas expectativas. Quais expectativas eu estou gerando a respeito de mim mesmo, a respeito do desempenho que eu sinto que eu tenho que ter? Seja no aspecto profissional, no aspecto pessoal, no aspecto familiar. Qual é essa expectativa de desempenho?

Outra coisa: como eu estou olhando para os resultados que estou tendo? Eu estou olhando pelo lado positivo e reconhecendo meus méritos ou eu estou olhando para o lado negativo e enxergando apenas o que não consegui?  Quando eu olho para os resultados que eu estou tendo, o progresso, isso gera ao cérebro uma sensação de bem-estar e recompensa. Agora, se eu fico criticando os meus insucessos esse caminho fica muito mais difícil, muito mais desconfortável. É como se eu estivesse eternamente em dívida e em uma constantemente insatisfação. Estar insatisfeito por si só não é ruim, a questão é: se eu estou constantemente insatisfeito eu não vou estar nunca feliz.  Não significa também que eu vou ter que baixar o meu padrão de qualidade e expectativa para um nível muito mediano. Não é isso. Nós podemos ter expectativas altas e eu posso colocar isso adequado num tempo ou quantidade de esforço. Então, nós podemos escolher entre olhar para o lado positivo ou o lado negativo. Essa mudança simples de foco, de visão, faz com que eu olhe para mim mesmo de uma forma diferente porque, se eu estou valorizando cada progresso que eu estou tendo, a cada instante, eu continuo dando meu melhor. Isso traz uma sensação de bem-estar e plenitude sem igual.

Um exemplo disso é uma pessoa que está estudando para um concurso público, esse é desafio bastante grande, com muitas etapas e é natural que durante esse processo algumas matérias ela saiba muito e outras nem tanto ou até ruim. Esse resultado ruim pode ser enxergado de uma forma positiva no sentido de encontrar o que é que me falta para melhorar. Esses resultados, bons ou ruins, podem ser enxergados como aprendizado, que devemos melhorar. Perceba que a gente aprende a partir dos erros também. Eles nos ensinam uma valiosa lição: a de como fazer ou não determinada coisa. Quando a gente faz alguma coisa e não atinge o objetivo que gostaríamos, que chamamos de erro, olhe para o processo e pergunte: o que posso fazer de diferente e melhor da próxima. Tente até você achar uma forma que faça com que você alcance àquilo.

Ser imperfeito é normal ao ser humano. Somos perfeitos em nossa imperfeição. Todos temos lados que podem ser melhorados. Estamos em desenvolvimento o tempo todo.  Aceite-se!